fbpx

IPTU: pague até 30 de abril com 10% de desconto

 Além de serem entregues pelos Correios, os carnês podem ser obtidos na Secretaria de Finanças ou impressos pelos próprios contribuintes, via internet

O contribuinte responsável por algum imóvel em Vitória da Conquista tem até o dia 30 de abril para efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), em cota única e com 10% de desconto. Para isso, o cidadão tem três opções: receber o carnê em casa, por intermédio dos Correios; ir pessoalmente à Prefeitura para apanhá-lo, na Secretaria Municipal de Finanças; ou imprimir o boleto, via internet.

Caso opte pela terceira opção, o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura (www.pmvc.ba.gov.br), ir ao link “Serviços” e clicar em “Impressão de DAM IPTU”. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, caixas eletrônicos ou casas lotéricas.

Caso não pague até a data-limite, o cidadão ainda pode fazê-lo de forma parcelada, até dezembro, mas sem direito ao desconto. Ainda assim, é importante que isso ocorra dentro do ano em exercício. Dessa forma, ele contribui para o desenvolvimento de seu município, pois é com a arrecadação proveniente do IPTU que a Prefeitura custeia a coleta de lixo e outras demandas nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Além disso, pagando dentro do prazo, o cidadão protege a si mesmo. Essa atitude evita, por exemplo, que seu nome caia na inadimplência, o que pode levá-lo a ser inscrito em dívida ativa, protesto de título em cartório e, posteriormente, cobrança judicial e, em casos mais graves, até à penhora de seu imóvel.