fbpx

Programa Aprendiz Legal do CIEE cresce 28%

 O programa Aprendiz Legal registrou um crescimento nacional de 28,37% no primeiro bimestre de 2015, em comparação com mesmo período do ano passado, saltando de 7,4 mil novos contratos assinados, para 9,5 mil. Atualmente o programa beneficia quase 70 mil jovens em todo o País.

O programa, uma parceria entre o CIEE e a Fundação Roberto Marinho, visa formar jovens entre 14 e 24 anos para entrar no mercado de trabalho. Os aprendizes participam de atividades práticas nas empresas e, um dia por semana, recebem aulas teóricas, ministradas pelo CIEE nas modalidades: Auxiliar de alimentação; Auxiliar de produção;  Logística; Ocupações administrativas; Práticas bancárias; Telemática; Telesserviços; Turismo e hospitalidade e Comércio e varejo. Além de adquirirem conceitos teóricos, os aprendizes conhecem as modernas técnicas relacionadas a cada área de atuação, o que aprimora seu desempenho prático.

Com esse programa, o CIEE auxilia as empresas de médio e grande porte a cumprir a cota de contratação de aprendizes, exigida pela Lei 10.097/ 2000, oferecendo, entre outras facilidades, um amplo cadastro de jovens com o perfil adequado a vários conjuntos de pré-requisitos. Segundo a legislação, a contratação de aprendizes deve corresponder a uma cota dimensionada de 5% a 15% do quadro de funcionários qualificados.

Em 2012, o CIEE recebeu do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o Selo Parceiros da Aprendizagem. Esse selo é concedido às empresas e entidades que atuam em consonância com o MTE no desenvolvimento de ações que envolvem a formação, qualificação, preparação e inserção de jovens aprendizes no mundo do trabalho.

Sobre o CIEE – Desde sua fundação, há 51 anos, o CIEE já encaminhou 15 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.