fbpx

Rede NUCA engaja crianças e adolescentes

A iniciativa é uma das ações necessárias para a aquisição do Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013/2016

 

 

Estimular os municípios a intensificarem os esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes é uma das propostas do Selo Unicef Município Aprovado. A fim de se preparar para desenvolver as ações ligadas à aquisição do Selo, Vitória da Conquista tem participado de  ciclos de capacitações do Selo Unicef/Edição 2013-2016, além de outras ações.

Uma das etapas exigidas para que a cidade receba o título é a inserção na Rede Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA), constituída por diversas localidades. Nesse sentido, Vitória da Conquista formou seu núcleo em julho de 2014 e, desde então, vem se articulando com processos de formação e intervenção nos espaços onde o público jovem está inserido, desenvolvendo ações de cidadania. Em 2015, o Estação Juventude foi o espaço eleito democraticamente para que os encontros sejam realizados.

De acordo com uma das articuladoras do Selo no município, Sônia Helena Santos, as iniciativas estimulam o protagonismo juvenil. “Os encontros reúnem uma diversidade de jovens envolvidos por um mesmo objetivo, não havendo nenhuma distinção. Conseguimos reunir um número considerável de articulados, fazendo com que Vitória da Conquista se encontre na primeira colocação do ranking referente à quantidade de participantes, na Bahia”.

Participe! – Para conhecer mais sobre  o grupo, curta a fanpage da Nuca de Vitória da Conquista e acompanhe as atividades. Outra maneira de contribuir para o engajamento e aumentar a pontuação do município para a aquisição do Selo, é participando do jogo elaborado em parceria com a Coelba que tem como objetivo conscientizar sobre o consumo consciente, tendo como público principal a juventude. É só acessar o site www.jogoseliga.com.br, fazer o seu cadastro e participar.