fbpx

Cidades discutem Plano Municipal de Educação

Foi realizado, nesta quarta-feira, 13, o  3º Ciclo de Formação do Plano Municipal de Educação (PME) do Polo de Vitória da Conquista. O encontro, realizado no espaço Rafiki, teve como objetivo compartilhar as informações necessárias para a elaboração do PME. Além do município de Vitória da Conquista, também foram convidados para participar das discussões os municípios de Anagé, Encruzilhada, Itambé, Ribeirão do Largo.

“Para a elaboração dos planos municipais de educação torna-se necessário essas orientações aos municípios para que eles comecem a elaborar as diretrizes, metas e estratégias que serão utilizadas no Plano”, realçou o avaliador educacional da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), Renê Silva, que conduziu o encontro.

O Plano Municipal de Educação é uma iniciativa do Governo Federal que determina que estados e municípios elaborem ou adequem seus planos às metas educacionais. Para isso, cada município terá que estabelecer metas que garantam o direito a uma educação de qualidade para os próximos dez anos.

Na ocasião, o secretário de Educação de Vitória da Conquista, Valdemir Dias, falou sobre a importância desse encontro. “Essa formação é fundamental para que possamos elaborar um bom plano, um plano que seja exequível. O PME é decenal, ou seja, ultrapassa dois governos e meio, daí a grande responsabilidade do envolvimento de toda a sociedade. Estamos avançando muito e pretendemos encerrar dentro do nosso prazo”, destacou.

A formação agradou aos participantes. Para a diretora do Departamento de Ensino de Anagé, Maria do Socorro, a formação possibilitou a troca de experiências entre os municípios. “A gente acaba percebendo que a experiência de uma cidade ajuda a outra, então isso é muito importante. Além do mais essa formação técnica que temos adquirido aqui nesses encontros tem sido um diferencial e contribui diretamente para a construção do PME”, disse. Texto e foto: Secom PMVC/BA