fbpx

8ª Conferência Municipal de Saúde: dias 9 e 10 de julho

Acontece nos dias 9 e 10 de julho, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. O evento é uma das etapas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, no mês de dezembro.

Enquanto isso, até o dia 30 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde, realiza as Pré-Conferências de Saúde. No total, serão realizados mais de 50 encontros, envolvendo trabalhadores, estudantes, gestores e usuários dos serviços de saúde.

Na oportunidade, estão sendo discutidas e relacionadas propostas voltadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como escolhidos os delegados para a Conferência Municipal.

Para o delegado eleito como representante dos trabalhadores da saúde de José Gonçalves, Izaulino Nere, a Conferência é muito importante por incentivar a melhoria da saúde. “Este momento é muito importante porque foi por meio de uma conferência, por exemplo, que conseguimos melhorar nosso posto. Além disso, é uma oportunidade de contribuirmos na construção do SUS”, comentou Izaulino, que é agente comunitário de saúde do povoado de Boqueirão.

Já para a agricultora do povoado de Xavier, Maria José Alves, eleita para representar os usuários de José Gonçalves, este é o momento de propor e contribuir com a política de saúde do Município. “Temos que aproveitar este momento para melhorar nosso acesso aos serviços de saúde e, consequentemente, a nossa qualidade de vida”, ressaltou.