fbpx

Adolescentes: PMVC cede área para Unidade de Internação Permanente

Prefeitura assina termo de cessão da área para construção da Unidade de Internação Permanente e Provisória

A área, de 22 mil m², está localizada no Loteamento Chácaras Candeias

Assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes é uma das prioridades do Governo Municipal. Ao longo de aproximadamente duas décadas, a Administração tem desenvolvido uma série de ações com essa finalidade. E na manhã da última segunda-feira, 1º de junho, o Governo promoveu mais uma iniciativa com essa finalidade. Trata-se da assinatura do Termo de Cessão da área de 22 mil m² no Loteamento Chácaras Candeias para a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), ligada ao Governo do Estado, com o objetivo de que no espaço seja construída a Unidade de Internação Permanente e Provisória para adolescentes.

A Unidade terá capacidade para abrigar 90 adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas. “Para o Governo Municipal é uma prioridade garantir direitos a esse público. Essa Unidade de Internação é mais do que necessária aqui no município porque quando você manda o adolescente para Salvador ou Feira de Santana você está penalizando também as suas famílias que são obrigadas a se deslocarem para visitar seus filhos. É importante que o trabalho de ressocialização do adolescente seja feito também com a presença da família”, destacou o prefeito Guilherme Menezes.

Para a diretora adjunta da Fundac, Fabiana Buriti, ações como essa são de extrema importância. “É necessária a reorganização das medidas socioeducativas especialmente as da internação. Hoje só temos as medidas de internação na região metropolitana. Vitória da Conquista, um município de grande porte no estado e por ser um polo regional precisa ter essa unidade. Sabemos que tem muitas demandas aqui”, reforçou.

Ainda em sua fala, a diretora elogiou a atuação da Administração Municipal nesse sentido.“Sabemos o compromisso que a Prefeitura tem com as crianças e os adolescentes e consideramos super positivo esse tipo de ação. Hoje, complementamos essa etapa que é a doação do terreno e agora é batalhar para que a gente consiga no menor espaço de tempo possível ter a unidade em construção e iniciar os nossos trabalhos”, ressaltou.

Mobilização permanente – Além da doação do terreno, a Prefeitura também está atuando na busca dos recursos para a construção da unidade. Na última semana, por exemplo, o prefeito Guilherme Menezes se reuniu com o senador Walter Pinheiro e com o deputado Afonso Florence a fim de solicitar o apoio para a celeridade na liberação dos recursos necessários para a obra.