fbpx

Escolas estaduais elegem colegiados

Estado incentiva participação das famílias nas escolas e promove eleição para colegiado

Com o objetivo de estimular a participação dos pais e responsáveis nas escolas, em prol de uma educação pública de qualidade, conforme prevê o Eixo 5 (integração família-escola) do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, a Secretaria da Educação do Estado realiza as eleições para o Colegiado Escolar de 21 a 24 de julho.

Para participar da eleição e compor o Colegiado Escolar, os pais, mães e responsáveis devem realizar a inscrição em uma das 1.369 escolas da rede estadual até esta sexta-feira (10). O colegiado ainda é composto por representantes de estudantes, professores e funcionários, que também precisam se candidatar, além do diretor da escola. Todos os segmentos têm direito a voto.

O papel do colegiado escolar é contribuir com a gestão democrática e participativa, atuando no processo educacional com sugestões, acompanhamento e fiscalização das ações pedagógicas e administrativas. As escolas estão sendo mobilizadas para atrair os pais e responsáveis para a inscrição.

“Temos realizado reuniões escolares, entrado em contato com associações de moradores e incentivado os alunos a conversarem com os pais para convencê-los a participarem. Isso porque, de todos os segmentos, os pais são os únicos que não estão no dia a dia da escola e eles são essenciais nesse processo”, destaca o diretor Ramilton Carneiro, do Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba, em Salvador. A divulgação dos eleitos acontece até 14 de agosto.