fbpx

SIMMP cobra da SMED

A diretoria do SIMMP participou da primeira reunião ordinária após o recesso junino com o Secretário Municipal de Educação, Valdemir Dias. Nela foram apresentadas diversas demandas referentes à rede municipal de ensino, sendo que uma das mais importantes é a proposta de reformulação do plano de carreira, acrescentando na tabela salarial os níveis de mestre, especialista e doutor, além das classes por tempo de serviço.

A referida reformulação é uma cobrança antiga da categoria, que voltou a ser pauta da campanha salarial deste ano. E como novamente a solicitação não foi contemplada, o SIMMP reforçou a necessidade de a prefeitura já pensar em uma proposta a ser apresentada aos profissionais da educação, evitando maiores transtornos na campanha de 2016.

“Nós não iremos abrir mão dessa reforma, pois, só através dela poderemos ser realmente valorizados. Por isso, a prefeitura precisar se planejar e elaborar, ainda que gradualmente, uma nova formatação de tabela”, explicou a presidente Geanne Oliveira.

Outra importante reivindicação colocada em mesa foi referente às atividades complementares (ACs), tempo destinado para estudo e planejamento, que é direito dos profissionais da educação mas, desde o início do ano letivo, não vem sendo garantido pela prefeitura municipal. O secretário afirmou que dentro de quinze dias começará a regularizar a situação, inclusive, já foram convocados cem monitores do concurso.

Os diretores questionaram quando será realizada a prova de títulos dos candidatos que participaram da seleção e Valdemir assegurou que até a próxima semana efetivará tal ação.

Também foi discutida a carga horária de trabalho dos monitores, tendo em vista a denúncia que chegou ao SIMMP de que, em algumas unidades, os referidos profissionais estão trabalhando 44 horas semanais, ou seja, 4 horas além do normal. O secretário afirmou desconhecer tal situação, mas alertou que, se isso estiver ocorrendo, deve haver compensação salarial ou folga na semana – questão a ser negociada entre o diretor(a) e o(a) monitor(a).

Quanto ao não recebimento do reajuste financeiro referente à Condição Especial de Trabalho (CET) de alguns monitores, Valdemir esclareceu que o problema ocorreu devido à troca de sistema da prefeitura, mas que será feita a correção. Os prejudicados deverão entrar em contato com o Setor Pessoal da PMVC.

Outras questões, como o transporte, também foram discutidas com o secretário e serão detalhadas em assembleia.