fbpx

Reencantar mobilizado em defesa do PT e de Dilma



Embalados pelas manifestações da última quinta-feira (20), que levou às ruas milhares de militantes e lideranças dos movimentos sociais e dos  trabalhadores em defesa da democracia e do governo Dilma Roussef, a tendência política  “Mensagem ao Partido” (nacional) e o coletivo estadual  petista “Reencantar”,  realizaram respectivamente na última sexta-feira e no sábado, 21 e 22, em Salvador, encontros para avaliar a conjuntura atual e o cenário futuro do PT no país e na Bahia.

Com a participação de três deputados federais- Waldenor Pereira, Afonso Florence e Moema Gramacho –  e quatro estaduais – Zé Raimundo, Zé Neto, Neuza Cadore e Bira Coroa-  o secretário nacional de Formação Política, Carlos Henrique Árabe,  secretários estaduais – Geraldo Reis (Justiça Social) e Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural), prefeitos, vereadores e lideranças da, CUT, UNE e setoriais petistas, a Mensagem ao Partido se reuniu ontem à noite, no auditório Stella Maris do Hotel Sol Bahia, em Patamares.

Para fazer o enfrentamento das dificuldades apresentadas, o deputado Waldenor defendeu mudança   na politica econômica, preservando os direitos  dos trabalhadores, e reforma ministerial visando enxugar a maquina estatal. Do ponto  de vista ético,  propõe  que o PT lute por uma reforma  política que  acabe com o financiamento privado das campanhas eleitorais, que avalia como principal fonte da corrupção, como  também defenda a bandeira da democratização dos meios de comunicação. O deputado Zé Raimundo, ex-prefeito do município de Vitória da Conquista, que se destaca nacionalmente com cinco gestões petistas, fez uma avaliação do cenário político e convocou os participantes a trabalhar para defender o Governo Dilma.

Os participantes  destacaram que a Mensagem é uma das duas mais importantes correntes políticas do partido, que tem responsabilidades destacadas no PT nacional, da Bahia e entre os movimentos sociais. Integram a Mensagem políticos de grande projeção nacional na atualidade, a exemplo do vice-líder do Governo na Câmara, deputado Paulo Teixeira, e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto.

O grupo  Reencantar, que  tem entre seus  expoentes  petistas os deputados Waldenor Pereira,  Zé Raimundo, Moema Gramacho , Joseildo Ramos e Gica,  e o secretário  Geraldo  Reis, reuniu liderancas e militantes na manhã  deste  sábado no auditório PAF da UFBA, em Ondina. Além  da conjuntura  atual, o coletivo  discutiu estratégia de mobilização  da militância.