fbpx

Coordenador da Lava Jato fala em congresso histórico

 

Deltan Dallagnol (foto), um dos mais atuantes procuradores da República, mostrará números relevantes sobre o tamanho da corrupção no país em participação no 36o Congresso Brasileiro de Auditoria Interna

Um dos mais respeitados nomes da nova geração de servidores públicos do país acaba de confirmar presença na 36a edição do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de outubro, em Curitiba (PR). Convidado para ser um dos plenaristas do evento, Deltan Dallagnol é procurador da República do Ministério PúblicoFederal (MPF) no estado do Paraná e um dos coordenadores da Operação Lava Jato.

Em sua palestra ‘Corrupção: problemas e soluções’, Deltan apresentará um dossiê com o volume estimado de dinheiro perdido com atos ilícitos corporativos no país. Também detalhará o projeto da campanha ‘10 Medidas Contra a Corrupção’ promovida pelo MPF, da qual ele é um dos idealizadores.

Entre as sugestões listadas em 20 anteprojetos de lei estão a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos; a responsabilização dos partidos políticos em casos de Caixa 2; e a prevenção à corrupção, a transparência e a proteção à fonte de informação. A proposta completa pode ser consultada em: 10medidas.mpf.mp.br

Essa será a primeira vez que Dallagnol participará do Conbrai e ele terá uma oportunidade singular: a de poder falar para aproximadamente 600 auditores internos no evento que promete recorde de participação, firmando-se como maior congresso da carreira realizado no país. “Há duas abordagens possíveis sobre a corrupção. A primeira é moralista e a segunda a vê como um problemasocial que pode e deve ser enfrentado com política pública, alterando a equação de custos e benefícios. Devemos seguir o segundo caminho”, afirma Dallagnol, que se tornou em 2002 o segundo mais novo procurador da República admitido no Brasil.

Para Andre Marini, presidente do IIA Brasil – Instituto Brasileiro de Auditoria Interna, organizadora do Conbrai e a quarta maior entidade da carreira no mundo afiliada aoThe Institute of Internal Auditors – IIA Global, a participação de Dallagnol terá uma conotação especial: a de reforçar a importância de que os auditores devem zelar pela ética em suas organizações e atuar diariamente dentro de rígidospadrões de conduta. “Ele apresentará uma campanha histórica de combate à corrupção no maior Congresso de Auditoria Interna do país. Os auditores internos são profissionais fundamentais no processo de fortalecimento da governança das empresas públicas e privadas. Tenho certeza que a palestra trará reflexos muito positivos”, prevê Marini.

Assinaturas

A organização do Conbrai concedeu um espaço para que o Ministério Público Federal possa montar um estande no congresso a fim de captar assinaturas para o projeto. A intenção do MPF é encaminhar o dossiê completo ao legislativo com as 10 Medidas Contra a Corrupção para que elas se transformem em lei, como um clamor legítimo da sociedade.

O IIA Brasil já disponibiliza no site conbrai.com.br  a grade de programação do evento, que terá renomados palestrantes internacionais que atuarão como plenaristas, além de respeitados profissionais brasileiros. No total serão mais de 30 painéis durante os quatro dias de Conbrai.

Serviço

Conbrai – 36º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna

Local: Expotrade Convention Center – Pinhais (PR) – Próximo ao aeroporto de Curitiba

Quando: 18 a 21 de outubro.

Inscrições e informações: www.conbrai.com.br

Sobre o IIA Brasil

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, completou 54 anos de fundação sendo uma das quatro maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros Institutos como o IIA de Angola. No Brasil, aentidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e congressos.

Mais informações sobre o IIA Brasil

Tel. (11) 5523-1919 – Fax: (11) 5523-2386 – www.iiabrasil.org.br

Amanajé Comunicação – Assessoria de Imprensa

Telefax: (11) 2674-4472 / 3796-9067 – www.amanaje.com.br – Carlos Marcondes – (11) 98160-7110 – marcondes@amanaje.com.br