fbpx

Mapa Musical abre inscrições para a quarta chamada

O Mapa Musical da Bahia abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para a quarta chamada. Estão sendo convocados novos interessados em integrar a rede, que objetiva identificar, valorizar e promover a diversidade criativa da música em todo o estado, reconhecendo a produção autoral de arranjadores e compositores que atuam nos 27 Territórios de Identidade.
Para participar, o candidato deve ser artista da música, que atue no estado há pelo menos dois anos e que produza trabalho autoral. As inscrições seguem até 15 de março de 2016, por meio do sistema online ou via material físico a ser enviado pelos Correios, conforme regulamento.
O Mapa Musical da Bahia é uma iniciativa da Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult). Criado em 2012, o projeto visa suprir uma lacuna de informações relacionadas ao setor, bem como manter um diálogo aberto e constante entre a sociedade civil e o estado, permitindo a elaboração de estratégias de ação em resposta às demandas apresentadas.
Portal 
Desde o início, em 2012, o Mapa Musical da Bahia mantém uma plataforma de difusão da produção musical autoral da Bahia, com informações que podem ser acessadas por pesquisadores, produtores, curadores, críticos e público. O Portal Mapa Musical da Bahia está no ar desde agosto de 2013, apresentando uma rádio online com obras que foram indicadas por uma curadoria especializada nas chamadas realizadas em 2012 e 2013.
No total, foram 518 compositores e músicos inscritos e 995 obras cadastradas em 2012. Já em 2013, na segunda chamada, foram mais 198 inscritos e 372 obras. Em 2014, 198 pessoas se inscreveram e 366 obras foram inscritas. Em três anos de Mapa Musical, foram mapeados 904 artistas e 1.733 obras musicais da Bahia.
Parcerias

Ao longo dos últimos três anos, a Coordenação de Música da Funceb contribuiu para a difusão e fomento da cadeia produtiva da música ao estabelecer parcerias com a Rádio Educadora FM e a Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb), através da produção e veiculação de programas de rádio com artistas cadastrados e da realização – dentro da programação do Festival 5 Minutos – de oficinas de produção de videoclipe, tendo como objeto obras contempladas nas chamadas anteriores. Nesse período, a Coordenação de Música da Funceb também deu início à produção da primeira coletânea de discos do Mapa Musical da Bahia, com o objetivo de distribuição nacional e internacional