fbpx

Mostra de vídeos sobre meio ambiente

 

6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente é promovida pelo Governo Federal

Entre os dias 15 e 28 de setembro, acontece a edição conquistense da 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. O evento é promovido pelo Governo Federal, por meio de parceria entre os ministérios da Cultura e do Meio Ambiente, e reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo o território nacional.

Em Vitória da Conquista, 31 filmes de curta-metragem, com temática específica sobre resíduos sólidos, serão exibidos a aproximadamente dois mil alunos da Rede Municipal de Ensino. O circuito envolve cinco unidades educacionais – entre elas a Creche Municipal Tia Zaza. À exceção desta, os filmes serão vistos por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental 2.

A edição local é coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Módulo de Educação Ambiental (MEA). É a terceira vez que a mostra é realizada no município. E neste ano, diferentemente dos anteriores, o evento terá caráter itinerante: a equipe irá às escolas para que lá mesmo os alunos se reúnam para assistir aos vídeos. A única exceção será no dia 23, quando a sessão ocorrerá na Praça da Juventude.

Em cada uma das sessões, a metodologia consiste na exibição dos vídeos, seguida de discussões sobre questões socioambientais com foco no âmbito local – como, por exemplo, a preservação da Reserva Ambiental do Poço Escuro e outros temas que dizem respeito à realidade municipal. “A gente pensa de forma global, mas age localmente”, explica a coordenadora do MEA, Cláudia Brandão.

Confira a programação: