fbpx

Cori pede Escola Agrícola para Vitória da Conquista

“Quando se formam, os estudantes podem exercer a função de técnico agrícola em vários segmentos”, explicou o vereador

Durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Professor Cori (PT) apresentou a Indicação Nº 847/2015, que tem como objetivo a realização de estudos no sentido de que sejam desenvolvidas ações com vistas à implantação de uma Escola Agrícola em Vitória da Conquista.

O Professor Cori disse que os colégios agrícolas nascem da necessidade de oferecer uma formação voltada para a realidade dos estudantes do meio rural. Segundo ele, esse modelo pedagógico vai ajudar os estudantes da zona rural a “se profissionalizar e estabelecer perspectivas de sobrevivência no campo, com foco em formar profissionais capazes de interagir com o conhecimento familiar e, a partir disso, interagir na produção e realidade familiar”.

O vereador apresentou o exemplo prático do Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, em Magé – RJ, onde a metodologia de ensino une prática e teoria. “O aluno, após receber os conteúdos do professor, vai a campo para demonstrar o aprendizado. É aprender fazer, fazendo”, explicou o parlamentar.

Na prática, o colégio agrícola promove uma alternância de espaços, atividades e tempos formativos, em que os estudantes passam um período tendo aulas teóricas de disciplinas da base comum nacional e também de educação profissional (Sessão Escola) e outro período junto à comunidade e à sua família, praticando o que aprendeu ou desenvolvendo projetos (Sessão Família).

“Quando se formam, os estudantes podem exercer a função de técnico agrícola em vários segmentos. Na área de atuação estão indústrias e instituições que trabalham com criação animal e vegetal, administração rural, análise de solos, processamento de alimentos e rações, assistência técnica, e até trabalhos autônomos”, contou o vereador ao finalizar a sua fala.