fbpx

Parceria entre governo e cidadão contribui para uma cidade mais limpa

Colaboração da comunidade proporciona uma cidade mais limpa e agradável

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos conta com um programa regular de coleta de lixo que atende bairros, distritos e povoados da zona rural de Vitória da Conquista. Mas a conservação das vias públicas não é apenas uma competência da Administração Pública. É também dever do cidadão manter a cidade limpa.

Para que isso ocorra, é necessário que a comunidade descarte o lixo da maneira correta – em locais adequados e em horários próximos aos da passagem dos caminhões coletores ou dos carroceiros. O descarte correto evita que animais rasguem as sacolas e espalhem o lixo pelas ruas, evitando a poluição do meio ambiente e prevenindo acidentes e doenças.

Os caminhões da empresa responsável pela coleta realizam o trabalho, em dias alternados, em diversos bairros da cidade. No centro da cidade, a coleta é feita de segunda-feira a sábado. Nas localidades em que não há possibilidade do caminhão ter acesso, a Prefeitura conta com a parceria dos carroceiros. Eles recolhem o lixo nas residências e o leva até um local onde o caminhão compactador possa recolhê-lo. O procedimento é semelhante na zona rural. Neste caso, o caminhão da Prefeitura percorre distritos e povoados de segunda a sábado.

Outra atitude que colabora para preservação da higiene pública é não jogar água servida na rua. Essa água já utilizada danifica o pavimento, causando transtornos para a própria população e gastos para a Prefeitura. “O Governo Municipal pede a colaboração das pessoas quanto a isso, pois teremos uma cidade limpa e agradável se todos contribuírem”, disse o secretário de Serviços Públicos, Gildásio Silveira.

Além da responsabilidade com seus resíduos domiciliares, o cidadão que verificar alguma irregularidade no descarte de lixo ou entulho pode fazer denúncias por meio da Coordenação Municipal de Limpeza Pública. O telefone para contato é: (77) 3420-7008.

Para conhecer outras atitudes que se deve ter para viver de forma mais harmoniosa e agradável, confira o Código de Polícia Administrativa do Município.