fbpx

Professores incentivados a contribuir com a nova base curricular

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta segunda-feira (26), discussões e esclarecimentos, nas escolas da rede estadual, sobre a importância da contribuição dos professores na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho faz parte das estratégias da Comissão Estadual de Mobilização, que busca realizar planos de ação para assegurar a ampliação do debate referente ao currículo nacional em todas as esferas da educação do Estado.

“Realizamos a formação de educadores e orientadores para trabalharem diretamente nas escolas estaduais e possam mobilizar a participação dos professores”, informa a diretora de Currículo e Inovações Pedagógicas da Secretaria da Educação, Valdirene Oliveira Souza. De acordo com ela, apesar de poderem contribuir de forma individual, é mais interessante o debate coletivo para colaborar com a inserção de assuntos por disciplina que considerem fundamentais no currículo nacional. “A expectativa é que realizem esse trabalho, até dezembro, durante as Atividades Complementares (AC) das escolas”.

Trabalho de mobilização

Podem contribuir com a nova base curricular professores, estudantes, pais e familiares, toda comunidade escolar, instituições, associações e organizações, no endereço basenacionalcomum.mec.gov.br, até 15 de dezembro. “Estamos, desde julho, realizando esse trabalho de mobilização, e quanto mais os educadores têm conhecimento dessa possibilidade de contribuição, mais ficam entusiasmados”, explica a diretora. “Antes as determinações curriculares vinham prontas e agora estamos construindo juntos”.

A Comissão Estadual de Mobilização da BNCC é formada pela Secretaria da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fórum Estadual de Educação (FEE-BA), Conselho Estadual de Educação (CEE), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-Ba), Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA) e Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes).

Reunião na quinta-feira

Em continuidade às ações, os integrantes da comissão de mobilização se reúnem, nesta quinta (29), às 14h, na sede da Secretaria da Educação. O objetivo é definir um dia estadual de discussão da Base Nacional Comum Curricular, para que nessa data aconteça campanha de mobilização em todas as escolas das redes estadual, municipal e privada em torno do tema, além da definição de novas estratégias de participação das escolas no processo da BNCC.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia