“Literatura para além do vestibular” reúne estudantes

 

 

????????????????????????????????????

Iniciativa acontece pela segunda vez, sob coordenação do programa Estação Juventude

A estudante Luane Graciele, 20 anos, vai tentar cursar Agronomia ou Pedagogia no vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), cujas provas acontecem nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Ela já leu os três livros sobre os quais haverá questões este ano: Sermão da Sexagésima, do padre Antônio Vieira; O santo e a porca, de Ariano Suassuna; e Eu e as outras poesias, de Augusto dos Anjos.

Mesmo assim, Luane esteve entre os estudantes de cursinhos pré-vestibulares que participaram da segunda edição do projeto “Literatura para além do vestibular”, realizada pelo programa Estação Juventude na manhã desta quinta-feira, 26, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Semtre). As obras foram discutidas por Elder Rocha, Alberto Marlon e Fernando Marvitor.

“Vim para ter uma ideia a mais sobre o que os livros estão falando. Às vezes, só lendo o livro, você não tem uma ideia formada sobre o que ele fala. Então, é um conhecimento a mais”, explicou a estudante, que se mudou de Rio de Contas para Vitória da Conquista há quatro meses, a fim de se matricular no Cursinho Pré-Vestibular Quilombola, mantido pela Prefeitura Municipal.

Segundo Elder, que é assistente do Estação Juventude, a intenção do projeto é abordar a literatura “de forma mais profunda”, para além dos “aulões” quem auxiliam os estudantes na resolução de questões das provas. E foi assim no ano passado, na primeira edição do projeto. “Foi um momento muito bacana e participativo”, avalia Elder. “E a gente vem com a proposta de dar continuidade este ano, no sentido de que os livros não morram nas questões dos vestibulares, mas que fermentem a curiosidade e a leitura crítica”, complementa.