fbpx

Dia da Consciência Negra: Câmara realiza sessão

A sessão foi instituída pela Câmara como Lei Regimental, sendo realizada todos os anos.

Na oportunidade, será entregue o Troféu Zumbi dos Palmares a cinco personalidades. 

Nesta sexta-feira (20), às 19 horas, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, acontece a sessão sobre o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro. A sessão foi instituída pela Câmara como Lei Regimental, sendo realizada todos os anos. Na oportunidade, será entregue o Troféu Zumbi dos Palmares a cinco personalidades. Além da CMVC, a prefeitura organizou uma extensa programação para o mês da Consciência Negra.

Resistência – Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Ele nasceu na então Capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, em 1655, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Em seis de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído e surpreendido em seu reduto.

Apunhalado, resiste, mas é morto com vinte guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador da capitania. No Recife, a cabeça foi exposta em praça pública no Pátio do Carmo, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi. Sua história atravessou os tempos e Zumbi permanece como símbolo da luta pela liberdade e igualdade racial até os dias de hoje. (Fonte: Wikipedia)