fbpx

Primeiro Emprego beneficia 18 mil jovens na Bahia


Em encontro com 600 líderes estudantis em Salvador, na próxima segunda-feira (23), o governador Rui Costa vai assinar os projetos de lei que criam os programas “Primeiro Estágio”, “Primeiro Emprego” e uma “Bolsa Permanência”.  As medidas ampliam as ações do programa Educar para Transformar e visam facilitar o acesso de alunos e egressos de escolas públicas ao mercado de trabalho, além de promover a manutenção de estudantes de baixa renda nas universidades estaduais.

O objetivo do Governo do Estado é inserir 18 mil alunos de cursos profissionalizantes no mercado de trabalho nos próximos dois anos, bem como disponibilizar auxílio financeiro para garantir que estudantes de universidades estaduais consigam concluir o curso graduação. Ainda na segunda, após a assinatura, os projetos serão encaminhados à Assembleia Legislativa (Alba) para apreciação.

A seleção dos jovens para as vagas do programa “Primeiro Estágio” e “Primeiro Emprego” será realizada de acordo com o critério de rendimento escolar a partir de um banco de dados disponibilizado pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia). Os estudantes poderão atuar em empresas públicas e privadas por meio de contrato de estágio, aprendizagem ou primeiro emprego.

Já a “Bolsa Permanência” será destinada, exclusivamente, para os matriculados nos cursos de graduação presencial das universidades estaduais e pretende minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a diplomação dos estudantes de baixa renda, que poderão usar os recursos para custos com transporte, alimentação e moradia.

De acordo com o governador, “quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola, das demandas administrativas é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas das nossas universidades”. Para Rui, os jovens são a base para a transformação da sociedade: “Com esses novos programas vamos garantir ainda mais oportunidades para que essa juventude construa, junto com seus familiares e com a comunidade que o cerca, uma Bahia mais justa e igual”.

Para viabilizar a execução desses programas serão utilizados recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Neste sentido, o Governo encaminhou à Alba proposta que garante a ampliação desse fundo através do realinhamento de 2% das alíquotas de ICMS que incidem em cigarros, cigarrilhas, charutos, fumos industrializados, perfumaria, cosméticos, energéticos, isotônicos e refrigerantes.

Encontro de Líderes

O I Encontro Territorial de Líderes de Classe da Rede Estadual de Educação acontece nesta segunda-feira (23), às 14 h, no São Salvador Hotéis e Convenções, no bairro do Stiep. Está prevista a participação de mil pessoas, entre líderes de classe e profissionais de educação.