fbpx

Revisão para Enem chega ao Presídio

 

Prefeitura promove revisão para o Enem para internos do Presídio Nilton Gonçalves

 

????????????????????????????????????

Na tarde dessa quarta-feira, 25, aproximadamente 50 internos do Presídio Nilton Gonçalves participaram do aulão de revisão para o Enem, ministrada pelo professor Adão Albuquerque. A unidade prisional conta com uma extensão da Escola Municipal Maria Santana, que garante educação aos detentos durante todo o ano.

A educação para os internos é uma política pública implementada desde 2011 pela Administração Municipal. Dentre os alunos que vão fazer o Enem, existem os que já concluíram o ensino médio e os que vão fazer o Exame para obter o comprovante de conclusão do ensino médio.

Em comum, todos têm o sonho de ingressar no ensino superior. É o que confirma o interno Marcel Douglas. “De acordo com a minha pontuação vou escolher o curso, mas com esse aulão nossas chances aumentam. Isso é muito importante para a nossa ressocialização e para nos dar um norte diferente, porque a gente pode sair daqui e quem sabe ter um diploma e uma profissão”, disse.

Para o diretor do Presídio Nilton Gonçalves, Alexsandro Oliveira, o aulão de revisão é um diferencial para os alunos. “Nossa intenção é que vocês saiam melhores do que entraram. Na hora de fazer a prova do Enem, certamente o aulão fará toda diferença”.

A diretora da Escola Municipal Maria Santa destacou a relevância da iniciativa. “Entendemos que é de suma importância, porque se eles estivessem em liberdade talvez não tivessem acesso a uma aula tão boa quanta essa. É uma oportunidade de mudar a realidade em que vivem”.

O professor Adão Albuquerque falou sobre a contribuição da revisão para os internos. “Não é apenas uma aula de conteúdo, é acima de tudo uma aula de motivação para mostrar a importância do estudo, que é a única coisa que ninguém pode tirar da gente”.

O calendário de provas do Enem de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) é diferenciado do tradicional exame. Enquanto a maior parte dos participantes fizeram as provas em outubro, o Enem PPL será realizado nos dias 1° e 2 de dezembro.