fbpx

Vitória da Conquista sedia Encontro de Líderes de Classe

I Encontro Territorial de Líderes de Classe da Rede Estadual de Ensino

Cerca de 160 alunos são esperados na próxima quinta-feira (26/11), para o I Encontro Territorial de Líderes de Classe da Rede Estadual de Ensino que será realizado no Sítio Sul no município de Vitória da Conquista. “Protagonismo Estudantil: autonomia, engajamento e coletividade”, é o tema a ser discutido para atuação coletiva nos espaços escolares.  O evento tem como objetivo debater a importância do protagonsimo estudantil na escola como forma de melhorar a educação.

O estudante do 3º ano, Adson Vieira, do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no Imbuí, fala como o evento contribui para estreitar a relação entre os líderes de classe. “Eu acredito que o aluno é tão responsável quanto qualquer outro do segmento da comunidade escolar pela sua educação. E quando estamos à frente, os próprios colegas se sentem mais seguros para participarem”, afirma.

Consciente da sua participação, a estudante do 2º ano, Camila Rosa, do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, no Stiep, esclarece como o aluno deve exercer  sua liderança. “É o momento em que decidimos trabalhar para o coletivo. Dar o exemplo e compartilhar opiniões é um exercício diário que tem que ser praticado na tentativa de mobilizar o máximo de colegas na nossa unidade”.

Responsável pela organização do Encontro, a Secretaria da Educação do Estado vem incentivando a participação mais atuante do aluno, ação prevista no programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. “Temos que atrair o estudante para as decisões no dia a dia da escola. Acreditamos que a única forma de melhorar a educação é com a participação democrática”, destacou Valuza Saraiva, assessora pedagógica da Superintendência de Políticas para Educação Básica, da Secretaria da Educação.

Colegiado Escolar

Com uma maior participação dos estudantes, o Colegiado Escolar também é fortalecido. “A partir do Colegiado, podemos entender como a gestão da escola funciona tendo ao nosso lado representantes dos professores, funcionários e pais de alunos. Também nos tornamos multiplicadores das informações atraindo os colegas e mantendo todos mais interessados pelas ações de melhorias nas escolas, seja contribuindo ou cobrando essas mudanças”, considera Emerson Caldas, estudante do 2º ano, do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no Cabula.