fbpx

Fábrica de talentos

Luiz Gonzaga Bertelli*

 O mundo cada vez mais competitivo exige que as novas gerações se preparem com mais qualidade para enfrentar o mercado de trabalho. As empresas buscam jovens que se comuniquem bem, que entendam de cálculo e finanças, que consigam redigir e interpretar pareceres e documentos, que dominem alguma língua estrangeira e, sobretudo, que demonstrem clareza em seus pensamentos.  Essas capacidades são costumeiramente observadas por profissionais de recursos humanos em processos seletivos, durante as entrevistas ou dinâmicas de grupo.

As grandes empresas – desejo de consumo de grande parte dos estudantes – analisam criticamente todos esses itens antes de optar por seu estagiário ou aprendiz. E, na maioria das vezes, essas vias são a melhor forma de o jovem transformar-se em um profissional de sucesso. Existem inúmeros exemplos de estagiários que chegaram, até mesmo, à presidência de empresas. Sonhar vale muito a pena. Mas, para isso, é preciso correr atrás, esforçar-se, dedicar-se a preencher as lacunas que existem, principalmente na formação escolar.

Foi pensando nessas brechas geradas pela deficiência do ensino, que o CIEE criou o programa gratuito de educação à distância, que visa capacitar os jovens para as exigências do mundo corporativo. Atualmente são 46 cursos gratuitos à disposição dos jovens no portal CIEE. Eles podem se matricular nos cursos em qualquer localidade que tenha acesso à internet. Mais de 2,5 milhões de matriculas já foram efetuadas. Essa época de férias escolares é um excelente momento para que os estudantes busquem aperfeiçoamento visando aos processos seletivos para estágio e aprendizagem do próximo ano.

Um dos campeões de acesso é o curso de Excel, que o CIEE oferece em três modelos: ExcelExcel 2010 e Excel 2010 avançado. Ferramenta indispensável nas áreas administrativas das empresas, o programa ainda é uma dor de cabeça para muitos estudantes. Na área de informática, outros importantes cursos, bastante requisitados, são oferecidos, como AcessPower pointInternet e outlookWord e os sofisticados Flash I e IIFlash conceitos para jogos e Fundamentos de rede I e II.

Conceitos não muito trabalhados nas universidades, mas que costumam ser cobrados pelas empresas também estão no bojo dos cursos gratuitos oferecidos como Postura e imagem profissionalRelacionamento interpessoal,Resolução de problemasLógica e criatividadeCidadania e meio ambienteAdministração de tempo, entre outros. Focados nos futuros processo seletivos, os cursos sobre Como encarar uma entrevistaCurrículo sem segredos eDinâmicas e testes também surgem como fundamentais para a aprovação nos processos mais concorridos.

Os jovens que souberem aproveitar as oportunidades, que se aperfeiçoarem com qualidade e que entendam a importância do conhecimento, da bagagem cultural, e da prática profissional adquirida no estágio terão mais facilidade para conquistar seu espaço no mundo do trabalho. O CIEE traz alguns desses mecanismos e abre suas portas para que, no futuro próximo, o mercado esteja apinhado de jovens talentos.

*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).