fbpx

Novos serviços de saúde ampliam assistência no HGVC

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região de Vitória da Conquista já dispõem de melhor assistência. Nesta sexta-feira (11), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) inaugurou os serviços de telemedicina, bioimagem e saúde bucal para pacientes da área de oncologia. Outra medida que reforça o atendimento foi a contratação do serviço de hemodinâmica tridimensional na rede filantrópica.

No início da manhã, os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde), Josias Gomes (Relações Institucionais) e Vitor Bonfim (Agricultura), além do assessor de relações institucionais da Sesab, Mateus Simões, entregaram em Vitória da Conquista os serviços da Parceria Público-Privada (PPP de Imagem), que desde o início de dezembro, assumiu os serviços de Raio-x, mamografia e tomografia do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e no prazo, de até seis meses, irá instalar o equipamento de ressonância na unidade.

PPP de Imagem

“A PPP de Imagem representa grande economia para o Estado por reduzir o tempo de internamento dos pacientes, que ficam à espera dos resultados de exames, e garante atualização periódica da tecnologia, já que os investimentos estão previstos no contrato de concessão”, afirma o secretário da Saúde.

Ainda nesta sexta-feira, também entraram em funcionamento pleno a Central de Material e Esterilização (CME), que representou investimento total de R$ 1,3 milhão em obras e equipamentos, e o serviço de saúde bucal dos pacientes com câncer, os dois no Hospital Geral de Conquista.

Segundo Vilas-Boas, a condição bucal pode interferir no tratamento oncológico. “O próprio tratamento com radioterapia e quimioterapia pode produzir efeitos colaterais, entre eles a mucosite, que consiste da inflamação severa da mucosa bucal, o que muitas vezes impede os pacientes de se alimentar, culminando com a interrupção do tratamento”. Em razão disso, ela enfatiza a importância do serviço de saúde bucal, que tem capacidade para atender 160 pacientes por mês.

Hemodinâmica

Em Ilhéus, os secretários estaduais inauguraram o serviço de hemodinâmica tridimensional do Hospital São José, que é administrado pela Santa Casa de Misericórdia. “Ampliar e descentralizar a assistência é uma das prioridades do governador Rui Costa, em especial, os serviços de alta complexidade. Assim, garantimos que os pacientes do interior não precisem se deslocar para a capital, sendo submetidos a procedimentos médicos próximos da família”, ressalta o titular da pasta da Saúde.

No Centro de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia, em Ilhéus, podem ser atendidos pacientes que chegarem com infarto, risco de morte súbita, arritmia, com bloqueio que demanda uso de marca-passo, aneurisma cerebral, secção da aorta, demais problemas arteriais e renais, entre outros.

O coordenador do Serviço de Hemodinâmica, Gyovany Mendes, informa que possui hoje o mais moderno centro de hemodinâmica do interior da Bahia. “Este serviço está disponível para todos. Os pacientes serão atendidos com respeito e segurança para que tenhamos os melhores resultados”.

Em entrevista à imprensa, o Secretário informou que está implantando a meta de Corredor Zero e que dentro dos próximos seis meses não haverão mais macas com pacientes nos corredores do Hospital de Base.