fbpx

13 de fevereiro: “Dia D” contra Aedes Aegypti

Governo divulga nesta quarta-feira relação de autoridades e cidades a serem visitadas em mobilização contra o Aedes

Ministros vão participar de eventos organizados pelos prefeitos, como limpeza urbana e atividades educativas

A Casa Civil da Presidência da República divulgou a relação dos ministros e dirigentes de empresas públicas, autarquias e fundações federais que participarão da mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti do dia 13 de fevereiro e as cidades às quais irão.

Serão cerca de 160 autoridades que visitarão salas estaduais e municipais de coordenação e controle para o enfrentamento ao mosquito, transmissor da dengue, da febre chinkungunya e do zika vírus, relacionado à microcefalia.

Ministros e dirigentes dessas empresas vão participar de eventos organizados pelos prefeitos, como limpeza urbana e atividades educativas. Também estão previstas visitas a residências com foco, junto com agentes de saúde ou militares.

Munidos de larvicidas, as autoridades devem ir a locais onde possa haver criadouro do mosquito – ou seja, água parada, ambiente propício para a proliferação.

O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, abrirá a campanha em Salvador. Cada ministro ou dirigente de empresa pública escolheu as cidades que visitarão.

Na mobilização nacional do dia 13, 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas vão deflagrar uma ação de conscientização e orientação à população para o combate ao mosquito.

Neste sábado (13), a secretária executiva da Casa Civil, Eva Chiavon, estará em Vitória da Conquista para acompanhar a segunda etapa das atividades de mobilização e de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Além de Vitória da Conquista, estas ações acontecerão simultaneamente em mais 12 cidades do estado no chamado Dia Nacional de Enfrentamento e Combate ao Aedes Aegypti.

Os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus contarão com representantes dos governos Federal e Estadual, além das Forças Armadas, que disponibilizará mais de seis mil e seiscentos militares.

Nessa etapa, será realizado um mutirão de limpeza. Já na próxima fase, que acontece do dia 15 ao dia 18 de fevereiro, Exército, Marinha e Aeronáutica farão visitas nas residências junto com os órgãos estaduais e municipais para o combate e a erradicação de focos do mosquito.