fbpx

Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 30 de abril

 

Entre os dias 30 de abril e 20 de maio, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Em Vitória da Conquista, todas as unidades de saúde disponibilizarão a vacina neste período para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

A vacina protege contra a gripe e contra os três tipos de vírus em circulação, incluindo o H1N1. “Como os vírus da gripe estão em constante modificação, se faz necessária a vacinação todos os anos, de forma a garantir que a população prioritária pelo Ministério da Saúde não sofra complicações decorrentes da doença, que pode levar ao óbito”, informou a coordenadora de imunização, Elba Sampaio.

H1N1 – Mais conhecida como gripe suína, o H1N1 é uma doença de notificação compulsória, ou seja, todos os serviços de saúde devem informar os casos suspeitos à Secretaria Municipal de Saúde. Em 2016, até dia 23 de março, foram notificados 5 casos suspeitos da doença em Vitória da Conquista, sendo 2 negativos, 1 inconclusivo (por falta de exame laboratorial) e 2 aguardam resultado.