fbpx

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: PMVC realiza ações

 

 

No dia 24 de março é celebrado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Por isso, nesta quinta-feira, a equipe do Centro Municipal de Tisiologia e Dermatologia Sanitária realizou o “Dia da Tosse”. A ação, que também faz parte da campanha municipal “Conquista livre da tuberculose”, foi realizada no próprio Centro e teve como objetivo alertar a população quanto aos sintomas da doença e divulgar o seu tratamento.

“Durante toda a semana nós fizemos atividades alusivas a tuberculose em diversos pontos da cidade. E hoje, no dia mundial de combate à tuberculose, estamos alertando a população em relação aos cuidados com a doença”, destacou a coordenadora do Centro, Daniela Valmorbida.

Apesar do estigma que tem a doença, a tuberculose tem cura, se o paciente seguir rigorosamente o tratamento que dura entre seis a nove meses. A dona de casa Lucidalva Pereira descobriu a doença depois que notou que não parava de tossir e marcou uma consulta no Centro. “Eu estava tossindo muito, tive um pouco de febre e decidi procurar um médico que me encaminhou para o Centro. Estou em tratamento desde dezembro e posso dizer que já não sinto mais nem metade dos sintomas”, afirmou.

Sobre a doença – A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões). É transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outra pessoa. Geralmente, após quinze dias de tratamento a pessoa já não transmite mais a doença.

Em Vitória da Conquista, o diagnóstico e o tratamento da doença são realizados por meio de exames no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária por uma equipe multiprofissional, formada por pneumologista, enfermeira, técnica de enfermagem, farmacêutica e assistente social. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8 às 12h, na Praça João Gonçalves, s/n, ao lado do Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV). Texto e fotos: Secom PMVC.