fbpx

Estádio Lomanto Júnior reaberto com vitória

 

Toddynho, autor do gol do Vitória da Conquista, e o novo gramado foram os protagonistas no jogo que aproximou o time da segunda fase da Copa do Nordeste

A nova estrutura do Estádio Municipal Lomanto Júnior foi oficialmente inaugurada na noite de ontem, 10 de março, com a vitória por 1 a zero do time do Vitória da Conquista sobre o Sampaio Corrêa, do Maranhão. O jogo, válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, pôs nas mãos – aliás, nos pés – da equipe conquistense a possibilidade de alcançar um feito inédito: classificar-se para a segunda fase da competição regional. Para isso, basta um empate na próxima partida, fora de casa, contra o Ceará.

No entanto, além de tudo isso, as atenções dos 3.048 torcedores presentes também estavam voltadas para o desempenho do novo gramado do Lomantão, que recebeu sua primeira partida oficial após o trabalho de substituição do antigo campo por outro, totalmente sintonizado com o que há nas principais arenas do país. A empresa responsável pelo trabalho, a Greenleaf Gramados, foi responsável pelos principais gramados utilizados na Copa 2014, e agora atua em espaços que receberão atividades das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro.

Além disso, houve reforma nos vestiários, pintura completa do estádio, construção de novo sistema de drenagem, entre outras intervenções. O investimento total, incluindo essas melhorias paralelas, foi superior a R$ 1 milhão, vindos de recursos próprios.

A noite histórica, portanto, teve dois protagonistas: Toddynho, autor do gol da vitória, e o novíssimo gramado do estádio. Vejamos o porquê.

‘Evolução técnica’ – Antes do início da partida, quando os jogadores, perfilados, cantavam o Hino Nacional, os técnicos das duas equipes elogiavam a nova estrutura do estádio. “Obviamente que, quando se apresenta numa estrutura dessa, você tende a ter uma evolução técnica interessante”, declarou o treinador do Vitória da Conquista, Sérgio Araújo.

Aliás, isso não lhe era novidade, pois os jogadores do time local já haviam tido contato com o novo gramado. “A equipe treinou ontem aqui. Os meninos falaram muito bem do campo. Estão já num processo de adaptação e eu espero que isso aconteça o mais rápido possível. A gente espera que esse seja o primeiro de vários outros jogos na Copa do Nordeste”, disse Araújo.

O técnico do Sampaio Corrêa, Vinícius França, também gostou do que viu. “É uma praça esportiva tendo um processo de reformulação. Para a gente que trabalha com esporte, com futebol, é sempre muito importante, porque vê a valorização do poder público municipal, de sentir a importância que tem o esporte e o futebol como um todo”, disse o treinador visitante.

‘Trabalho excelente’ – Treinadores e jogadores não foram os únicos a perceber a qualidade do campo. Isso também foi notado pelos profissionais de imprensa, como o repórter Rodrigo Fragoso, do Esporte Interativo, canal responsável pela transmissão ao vivo da Copa do Nordeste para todo o país. “Realmente, é uma estrutura bacana, bonita de se ver. Bem pintado, o acesso é legal. O gramado, então, está impecável. Isso a gente falou na transmissão. A bola está rolando, pingando, o que, claro, faz com que o futebol fique mais bonito”, avaliou.

Essa também foi a opinião do experiente Edmundo Vieira, o “Dom King”, repórter de campo da Rádio Melodia de Vitória da Conquista. Aos 68 anos, trabalhando em transmissões de futebol para rádio desde 1968, ele garante que as condições da grama favoreceram a qualidade do futebol jogado pelas equipes.

“Só quem vai falar mal desse gramado é quem não tem conhecimento. É um gramado bom, que está bem compactado. É um pouco duro, porque a grama foi aparada bem rente, para a bola se movimentar melhor. Se deixá-lo um pouquinho mais alto, ele vai amortecer, vai ser um pouco mais macio”, analisou. “Agora, pode ter certeza: excelente o trabalho da Prefeitura. O povo só tem a agradecer”.

‘Condições de trabalhar’ – Após um primeiro tempo sem gols, a interpretação do jogo foi feita por um dos meias da equipe maranhense, Valderrama (cujos cabelos, loiros e em corte afro, lembram vagamente os do ex-jogador colombiano que lhe inspirou o apelido): “o gramado está em boas condições. Sobre o jogo, sabíamos que ia ser muito difícil. A equipe do Vitória da Conquista é bastante qualificada. É voltar na mesma pegada  no segundo tempo e, se Deus quiser, buscar o resultado positivo”.

Discurso semelhante ao do zagueiro Sílvio, capitão do time conquistense: “Um jogo disputado, como nós esperávamos. E o campo está no nível das arenas, da Fonte Nova, que é o principal campo do Estado. Então, está nos dando boas condições de trabalhar. Agora, é voltar para o segundo tempo e aproveitar esse campo bom aí para a gente ganhar esse jogo”.

Com ou sem planos divinos, as ‘condições’ acabaram sendo mais favoráveis à equipe liderada por Sílvio. Aos 42 minutos do segundo tempo, o jovem Toddynho, que há pouco substituíra Tatu, principal atacante do time, chutou em direção ao gol do Sampaio Corrêa: a bola desviou num defensor do time maranhense e enganou o goleiro Jean, indo parar no fundo das redes. O gol sofrido, comemorado entusiasticamente pela torcida, sacramentou a vitória do Bode.

‘Cem por cento’ – A leitura definitiva do jogo é de autoria de Toddynho – agora, também o autor do primeiro gol no Lomantão reestruturado. “Não só o gramado, como a torcida também apoiou a gente. Fechou com a gente, aqui. O gramado é de primeira linha. É isso aí: nós voltamos para dentro de casa. Agora, vamos ver quem nos segura”, comemorou o jogador, que foi revelado na edição de 2012 do Campeonato de Futebol da Zona Rural, competição amadora promovida pela Prefeitura.

Nas arquibancadas, a euforia foi proporcional aos esforços que resultaram no gol. O motorista Reginaldo Andrade gostou tanto do desempenho do time quanto da nova estrutura do Lomantão. “Sobre o estádio, achei perfeito. O gramado é muito bom. Os refletores ficaram ótimos, bem iluminados. A bola está rolando direitinho, o jogo está mais bonito. Com certeza, dá outro estilo de jogo para os adversários quanto para nós mesmos, que estamos jogando aqui”, afirmou.

“Cem por cento” foi a expressão utilizada pelo comerciário José Soares, ao se referir ao novo Lomantão: “o gramado ficou ótimo. E Conquista estava precisando desse estádio. Está de parabéns”.

Foto: Deivison Ramos. Texto Secom PMVC