fbpx

Internos recebem certificado de curso profissionalizante

 

Internos do Presídio Nilton Gonçalves recebem certificado de curso profissionalizante 

Uma parceria entre a direção do Presídio Nilton Gonçalves, Prefeitura de Vitória da Conquista e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está possibilitando aos internos da presídio a participação em cursos profissionalizantes, a exemplo do curso de Revestimento de Cerâmica, que teve a sua certificação. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, do Governo Municipal, do SENAI e da Câmara Municipal.

Ao todo, o nove integrantes foram certificados pelo curso que contou com a parceria da Escola Municipal Maria Santana, cuja extensão funciona dentro do presídio. “Nossa parceria existe desde 2011 e hoje a Prefeitura oferta ensino regular para 120 internos, para que eles possam ter novas oportunidades após cumprimento de suas penas”, esclareceu o secretário de Educação, Valdemir Dias.

Um dos concluintes do curso, John Lenon, agradeceu a oportunidade. “É muito gratificante esta oportunidade para nós que estamos nesta situação e queremos mudar o rumo de nossa vida”, ressaltou o interno.

O diretor da unidade, Alexandro de Oliveira e Silva, lembrou que a promoção da reinserção social é dever do Estado, garantida pela lei, mas pondera. “O Estado tem o dever, mas é preciso que cada um dos internos tenham o desejo de mudar e buscar um novo caminho para sua vida”, salientou Alexandro.

Este é um passo importante para a ressocialização dos internos, que podem escolher o caminho do conhecimento para mudar as suas vidas, lembrou o vice-prefeito Joás Meira. “Este é um momento muito feliz, é um momento de promoção de mudança na vida de cada um que escolheu estudar para buscar novas possibilidades em suas vidas daqui por diante”, enfatizou Joás.  Texto e fotos: Secom PMVC.