fbpx

Contaminação em córrego deixa famílias sem água

Situação foi registrada no loteamento Santa Rita.
Moradores se queixam que estão sem água há mais de 10 dias.

 Famílias do loteamento Santa Rita, que fica em Vitória da Conquista estão sem água em casa há mais de uma semana. Segundo os moradores, uma tubulação da rede de distribuição de água, que é da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), se rompeu e está jogando esgoto no córrego que é usado pelas famílias da região para tudo, inclusive para beber.

“Os peixes estão morrendo, as criações [animais] não querem beber água”, relata Renato Curcino, dono de um sítio por onde o corrégo passa.

Peixes estão morrendo em Vitória da Conquista, na Bahia, por conta de poluição em córrego (Foto: Reprodução/ TV Bahia)
Peixes estão morrendo por conta de poluição no
córrego (Foto: Reprodução/ TV Sudoeste Rede Bahia)

Os moradores perceberam a poluição há pouco mais de uma semana e estão sem poder usar a água para atividades de rotina, como tomar banho, cozinhar, limpar a casa e beber, por exemplo. A superfície da água do córrego fica coberta por sujeira e lixo, como pedaços de isopor, garrafa e saco plásticos. Os peixes estão morrendo.

Moradora do loteamento, Irene conta que pegava água limpa no córrego e da última vez que esteve no local pegou água poluída. “Não dá pra uso de jeito nenhum. Até a minha horta já está morrendo porque não tem como molhar com essa água”, disse

Através da assessoria, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos da Bahia (Inema) informou que não sabia do problema, mas que vai enviar técnicos ao local. A Embasa disse que obras  executadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista danificaram a rede coletora, o que provocou o vazamento de esgoto. Já a prefeitura da cidade, informou que a rede danificada já foi consertada.

Córrego poluído tem lixo. Vitória da Conquista, Bahia (Foto: Reprodução/ TV Bahia)
Lixo encontrado em córrego poluído em Vitória da Conquista (Foto: Reprodução/ TV Sudoeste RedeBahia)