fbpx

Prefeitos baianos premiados por empreendedorismo

Entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor aconteceu em Salvador

Por: Maria Clara Lima

Sete prefeitos baianos foram reconhecidos na noite desta quarta-feira, 27, na 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, por fomentar o empreendedorismo. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, e premiou projetos que apresentaram resultados de estímulo à criação e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Foram premiados os prefeitos ACM Neto, de Salvador, na categoria Melhor Projeto Municípios Integrantes do G100; Charles Fernandes, de Guanambi, em Melhor Projeto; Claudevane Leite, de Itabuna, na categoria Desburocratização e Formalização; Igor Nunes, de Tucano, em Pequenos Negócios no Campo; Jabes Ribeiro, de Ilhéus, na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Jefferson Andrade, de Madre de Deus, em Inovação e Sustentabilidade; e Ricardo Maia, de Ribeira do Pombal, em Implementação e Institucionalização da Lei Geral. Esta edição bateu recorde de participação na Bahia, com a inscrição de 113 prefeitos e 116 projetos.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado, empreender é uma atividade de risco e que demanda capacitação e um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, que pode ser estimulado pela gestão pública. “As micro e pequenas empresas são as mais geram empregos no país e importantes distribuidoras da produção local, em especial nos municípios de menor porte. É fundamental olhar para o pequeno, que no futuro vai ser grande. Ter um ambiente de negócio favorável é uma questão de sobrevivência para a micro e pequena empresa”, afirmou.

O presidente da Fieb e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Ricardo Alban, destacou a importância dos municípios para o país. “Seja da economia, política ou social, o município sempre é a mola propulsora, e gera essa carga de ressonância que vai para o estado, região e país”.

Um dos premiados, ACM Neto, destacou o trabalho desenvolvido pela prefeitura e a parceria com instituições, a exemplo do Sebrae, no sentido de fomentar o desenvolvimento econômico de Salvador. “Esse prêmio é o reconhecimento de todo um trabalho coletivo que está sendo desenvolvido em nossa capital e serve de estímulo para que as dificuldades sejam transformadas em oportunidades, para que possamos, todos os 417 municípios, fazer uma Bahia cada vez melhor”.

Representando o prefeito Charles Fernandes, o secretário de Indústria e Comércio de Guanambi, Fabrício Lopes, afirmou que o prêmio é um motivador do desenvolvimento local. “O que muitos aqui veem um troféu, nós vemos desenvolvimento, geração de emprego, de renda, a ampliação do número de empresas em mais de 100%, um crescimento do desenvolvimento econômico da cidade. Isso é um agente motivador para que nossos municípios possam fazer a diferença”, explicou Lopes. Esta foi a terceira vez que a gestão municipal de Guanambi recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, sendo que, em 2014, a prefeitura conquistou a etapa nacional na categoria Desburocratização.

Outro vencedor da noite foi o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. “Começamos com uma Sala do Empreendedor no município e fizemos um trabalho itinerante pelos bairros. Com isso, saímos de 999 microempreendedores para mais de 7 mil”, detalhou. Os vencedores vão representar a Bahia na etapa nacional do prêmio, que será realizada em Brasília, no dia 10 de maio. Confira aqui a lista completa dos sete projetos premiados.

Parceira do prêmio, a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, compareceu ao evento. “Participar desse prêmio é ser parceiro do município e do desenvolvimento local, que é a solução, o diferencial de cada cidade, e que deve ser potencializado”.

Realizado pelo Sebrae a cada dois anos, a etapa baiana do prêmio conta com a parceria da UPB e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde.