fbpx

Vacinação animal: sábado, 16, dia “D’

 

Dia “D” de vacinação contra raiva acontece no próximo sábado, 16

 

camp-raiva

No próximo sábado, 16 de abril, unidades de saúde das zonas urbana e rural – com exceção do Centro de Saúde Régis Pacheco – estarão abertas para o dia “D” da campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos com mais de três meses de vida. Neste dia, as unidades de saúde da zona urbana estarão abertas de 8h as 17h, e na zona rural de 9h as 16h.

A meta da Prefeitura de Vitória da Conquista é vacinar 80% dos cães e gatos do município, que atualmente correspondem a 62.256 animais, sendo 51.030 cães e 11.226 gatos.

A vacina contra a raiva é gratuita e aplicada em dose única, uma vez por ano. Ela protege não só os animais, como a população do vírus.

“Desde 2004, na Bahia não são registrados casos de raiva humana e, desde 2009, não ocorre nenhum caso de raiva em animais domésticos. A vacina é a única maneira de prevenir essa doença que é fatal e pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus”, explica o veterinário, Luiz Cláudio Moura.

Para aqueles que não puderem aproveitar o Dia “D” da campanha na zona urbana, a vacina vai estar disponível na Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos. A Unidade está localizada na Rua A, nº 1.383, Urbis II, no espaço do Centro Social Urbano (CSU). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Sobre a doença – A raiva é uma encefalite viral grave transmitida por mamíferos. Como não existe tratamento específico para a doença, em 100% dos casos ocorre óbito. O vírus da raiva pode estar presente no meio urbano e rural.