fbpx

Apoio da Base Comunitária de Segurança

BCS Conquista garante ingresso de jovens em faculdade com apoio do Universidade Para Todos

 A jovem conquistense Milena Santos Gomes, de 20 anos, vive a emoção de dar os primeiros passos como estudante universitária. Com o apoio do projeto Universidade para Todos, ela foi aprovada em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), sendo a primeira da família a ingressar em uma instituição de ensino superior. “Minha família ficou feliz, emocionada. Todo mundo saiu gritando de alegria quando eu anunciei a minha aprovação”, lembra a garota, que assistiu a primeira aula na ultima segunda-feira (16).

Para alcançar o objetivo, a estudante teve que driblar fatores financeiros e uma cultura que colocava o trabalho sempre à frente dos estudos. Filha de um auxiliar de serviços gerais e uma cozinheira, a jovem recebeu o suporte da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Vitória da Conquista na preparação para o vestibular. Desde 2015, a BCS Conquista é responsável por viabilizar as aulas preparatórias no bairro de Nova Cidade, garantindo espaço adequado e segurança para moradores da região que desejam estudar para ingressar em universidades.

“A iniciativa de apoiar o Universidade Para Todos foi do ex-comandante da BCS, o capitão Hilderin Tomaz. Ele procurou saber o que era preciso para que as aulas fossem oferecidas aqui no bairro. Foi informado que tinha que conseguir o lugar e disponibilizar pelo menos um policial para garantir a segurança dos alunos. Como não dispomos de espaço físico que comporte o projeto, conseguimos uma sala na Escola Municipal Hélder Tomaz e fechamos uma turma de 25 estudantes”, conta a atual comandante da BCS, capitã Lorena Santos.

As aulas, ministradas por professores selecionados pela Secretaria de Educação do Estado, são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 21h40. A preparação envolve disciplinas como português, redação, matemática, física, química, biologia, entre outras.

Apenas no primeiro ano em que o Universidade Para Todos funcionou em Vitória da Conquista com o apoio da Base, cinco jovens de Nova Cidade alcançaram a aprovação. Além de Milena, Samila Santos Gonçalves (Ciências Biológicas) e Saulo Gouveia Queiroz (Cinema e Audiovisual) também foram aprovados na Uesb, enquanto Araceli Silva Santos (Fisioterapia) e Eloísa Santos Silva (Nutrição) entraram em faculdades particulares.  “Representa para mim a realização de um sonho, uma expectativa de vida melhor”, afirma Saulo.

O Universidade Para Todos é desenvolvido em parceria com as universidade estaduais do Estado da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc) e oferece aulas regulares, além de atividades complementares, como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. O curso disponibiliza ainda material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Período de inscrições

A Secretaria da Educação do Estado iniciou nesta terça-feira (17) as inscrições destinadas ao projeto Universidade Para Todos, que devem ser feitas exclusivamente, até o próximo dia 24, no Portal da Educação. São oferecidas 12.825 vagas e as aulas preparatórias para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – nas disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia – são realizadas na capital e mais 177 localidades do estado, em 27 territórios de identidade.

Podem participar estudantes regularmente matriculados, em 2016, no terceiro ano do Ensino Médio regular seriado ou no quarto ano da Educação Profissional integrado ao Ensino Médio, da rede pública estadual ou municipal. Também estão aptos a se inscrever os alunos que tenham cursado, em escolas públicas municipais ou estaduais, o Ensino Fundamental II, modalidades correspondentes, ou a primeira e segunda série do Ensino Médio regular.

Egressos da rede pública estadual ou municipal que tenham cursado os ensinos Fundamental II ou Médio, regular seriado ou modalidades correspondentes, em escolas públicas municipais ou estaduais, também podem se inscrever. Entre os dias 6 a 10 de junho será realizada a matrícula dos selecionados no Universidade Para Todos e as aulas começam no dia 6 do mesmo mês. Mais informações estão disponíveis no Portal da Educação.

 Foto: Geraldo Carvalho/Ascom SEC