fbpx

“Série Mesários” aborda participação voluntária

O primeiro vídeo já pode ser visto no canal do TRE-BA no YouTube; baianos interessados em atuar nas mesas de votos podem se inscrever no projeto “Mesário Voluntário” ou no “Mesário do Futuro”

A menos de uma semana para o início da nomeação, pela Justiça Eleitoral, dos mesários que atuarão nas eleições municipais deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já está com campanha no ar. A série de vídeos intitulada “Mesários”, veiculada no canal da instituição no YouTube, vai divulgar os projetos “Mesário Voluntário” e “Mesário do Futuro”, programas adotados pelo TRE baiano para estimular a adesão de cidadãos interessados em atuar nas mesas receptoras de votos no dia da eleição.

Lançada em maio com a entrevista concedida pelo estudante Douglas Lisboa, 17 anos, primeiro jovem na Bahia a se inscrever no projeto “Mesário do Futuro”, em implementação no TRE-BA, a série de vídeos trará temas relacionados à atuação dos mesários, abordando questões como a importância da participação no processo eleitoral e o fortalecimento da democracia no País a partir da atuação da sociedade.

“Alguns cartórios eleitorais já estão dando início à análise e seleção dos mesários voluntários, por isso é muito importante que os interessados façam a sua inscrição o quanto antes, visto que os cartórios eleitorais darão preferência pela ordem de inscrição”, explica a presidente do Grupo de Trabalho Mesários Bahia (GT-Mesários/BA), Verônica Silva. A servidora reforça que, mesmo com o início dos trabalhos, os mesários podem se inscrever a qualquer tempo. “Chamo a atenção para os universitários das instituições de ensinos conveniadas, que precisarão das horas para atividades complementares. Inscrevam-se com a maior brevidade possível”, recomenda.

Veja aqui o primeiro vídeo da série

“Mesário do Futuro”

O “Mesário do Futuro”, que está sendo iniciado este ano na corte eleitoral baiana, consiste na formação de um cadastro de jovens com idade entre 16 e 17 anos interessados em atuar nas mesas de votação ao completarem a maioridade – pessoas como Douglas, que abre a série lançada pelo TRE-BA. Para se inscrever, os voluntários devem enviar e-mail ao cartório da zona eleitoral ao qual está vinculado (veja os endereços).

“Mesário Voluntário”

Outro importante projeto que fomenta o exercício da cidadania é o “Mesário Voluntário”. Implantado desde 2008, o programa convocou, até às últimas eleições, 49.212 participantes inscritos voluntariamente para atuar como mesários em todo estado,  sendo a 183ª Zona Eleitoral (Teixeira de Freitas) a que teve maior número de convocados (2.544).

Visa atingir o público de estudantes universitários, secundaristas, servidores públicos e cidadãos em geral. Assim como o “Mesário do Futuro”, o programa foi criado com o objetivo de incentivar a prestação voluntária dos serviços eleitorais nas mesas receptoras de voto. Na prática, forma também um cadastro de cidadãos dispostos a colaborarem no dia da eleição, mas aqueles com idade a partir de 18 anos.

Quem deseja participar do projeto Mesário Voluntário pode se inscrever no site do TRE-BA, com o número do título de eleitor. Mais informações sobre os projetos ou a consulta aos contatos telefônicos dos cartórios podem ser obtidas por meio de uma visita ao site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), clicando-se no banner do “Mesário Voluntário” (na home page).