fbpx

Câmara festeja aniversário da Paróquia N. S. Aparecida

 

ASCOM CÂMARA

 

audiiencia_publica06_Jun_30

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou, nesta segunda (6), uma audiência em homenagem ao aniversário de 40 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A paróquia foi criada por Dom Climério de Almeida Andrade, 2º Bispo Diocesano, em 27 de maio de 1976. A iniciativa da homenagem partiu dos vereadores Fernando Jacaré (PT), Irma Lemos (PTB) e Luciano Gomes (PR). Durante a audiência aconteceram apresentações musicais e de vídeo e foi entregue ainda a moção de aplauso, nº 84/2016, ao Padre José Carlos Lima, pelos 40 anos de criação da paróquia.


Participaram do evento: o padre Gerson Bittencourt, que representou o arcebispo Dom Luís Pepeu; o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o padre José Carlos; o padre Carlos Valério de Oliveira; Angélica Evani Andrade Amaral; Sinvaldo Ferreira dos Santos Júnior; e os vereadores Irma Lemos (PTB), Fernando Jacaré (PT), Luciano Gomes (PR), Hermínio Oliveira (PHS) e Ricardo Babão (PSL).

Fernando Jacaré (PT)

Fernando Jacaré (PT)

40 anos em favor dos menos favorecidos –  O Vereador Fernando Jacaré (PT) que presidiu a audiência pública destacou o trabalho das paróquias em toda cidade e também na Zona Rural. Em especial, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, na qual ele é filho desde os 11 anos de idade. Destacou o trabalho realizado de evangelização no bairro Jurema, não só na religiosidade, mas também um trabalho com os pobres, a juventude e nas comunidades rurais. Por ali passaram grande padres, com papel fundamental, não só na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, mas destaque em toda a comunidade católica de Vitória da Conquista ao longo desses 40 anos. Lembrou que a paróquia Nossa Senhora de Guadalupe foi criada através da paróquia de Aparecida que hoje exerce seu papel importante de evangelização na Urbis 6 e bairros vizinhos.

Irma Lemos (PTB)

Irma Lemos (PTB)

Força que vem da fé – A vereadora Irma Lemos (PTB) lembrou episódios da história dos 40 anos da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Ela lembrou a construção da igreja de Lagoa de José Luiz, que faz parte da paróquia homenageada. Outro episódio relembrando pela vereadora foi a cerimônia de lançamento da pedra fundamental onde hoje é a paróquia. “Foi uma noite maravilhosa”, recordou a parlamentar. Irma falou sobre a sua fé em Nossa Senhora Aparecida e da força que encontrou, através da sua devoção pela padroeira do Brasil. “Já salvou a minha vida”, disse a vereadora. “Aguentei perder dois filhos em acidentes. Agradeço a Nossa Senhora. Se eu não a tivesse como mãe em meu coração, com certeza eu teria morrido ou em uma profunda depressão”, completou.

 Luciano Gomes (PR)

Luciano Gomes (PR)

18 anos de vivência da fé – “Quero agradecer a Deus por permitir que eu esteja aqui e viver esse momento. Comemorar os 40 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida”, declarou o vereador Luciano Gomes (PR). Ele lembrou que participa da Igreja há 18 anos e, de cada padre traz uma lembrança. Segundo o parlamentar, “são pessoas importantes na nossa vida e que deixaram uma história”. Sobre os padres Rafael, Onildo, Silvino, Denivaldo, Esdras, Albino e os atuais, Valério e Carlinhos, afirmou: “Uma honra e satisfação em fazer parte da Paróquia. Junto com a comunidade, celebra a Palavra e resgata jovens. Tem o cuidado com as pessoas. O amor dos paroquianos é algo incomum. Como amam a paróquia e Nossa Senhora Aparecida. Que Deus possa nos permitir mais outros 40 anos”.

Sinvaldo Ferreira Júnior

Sinvaldo Ferreira Júnior

Paróquia cumpre seu papel – Sinvaldo Ferreira Júnior destacou que a missão da Igreja é “fazer acontecer o Reino de Deus no nosso meio”. Segundo ele, a paróquia tem cumprindo o seu papel por meio de várias atividades como celebrações, festividades e ações voltadas para a comunidade em que está inserida. Ele ressaltou os 40 anos da paróquia e expressou sua alegria em fazer parte desta história, tendo desempenhado diversos papéis.

Angélica Andrade

Angélica Andrade

Evangelização –Angélica Andrade diz que Deus sempre enviou profetas para fazer lembrar os seus planos. Ela ressaltou que, em 1976, a diocese de Vitória da Conquista recebeu mais uma paróquia, a de Nossa Senhora Aparecida. Segundo ela, desde então, a paróquia tem recebido párocos que se dedicam à construção da Igreja para além do físico, mas também atendendo à necessidade da população no trabalho de evangelização. Angélica ressaltou que a paróquia possui um extenso campo de atuação como pastorais e movimentos que dão aos leigos a oportunidade de ingressar na vida missionária conforme o seu dom e o seu carisma. Ela frisou a sua alegria em fazer parte da estrutura da paróquia. “Eu amo dizer que eu sou da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida”, disse ela.

Ricardo Babão (PSL)

Ricardo Babão (PSL)

Homenagem justa – Para o vereador Ricardo Babão (PSL) se trata de um momento especial. Ele afirmou que é alegria poder participar da audiência, especialmente porque encontrou pessoas que fizeram parte de sua trajetória. Babão elogiou a iniciativa dos três colegas que propuseram a audiência e falou de sua fé na Santa. Ele tem uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em seu gabinete, presente que recebeu quando se tornou vereador.

Padre Gerson Bittencourt

Padre Gerson Bittencourt

Lugar da alegria, da ternura e da paz – O Padre Gerson Bittencourt destacou a atuação múltipla da paróquia:  “A paróquia de Nossa Senhora Aparecida é, sem dúvidas, o lugar da palavra de Deus, onde a palavra é acolhida, meditada e transmitida. Palavra de Deus que nos anima e nos conduz para a libertação”. Para ele, “a Paróquia de Aparecida é o lugar da alegria, da ternura e da paz, porque o melhor lugar para termos alegria, ternura e paz é o colo de mãe, o colo da Senhora Aparecida”, emendou. O padre também destacou a atuação da paróquia na vida dos paroquianos. “Nesses 40 anos uma grande multidão nasceu para a vida de Deus e da Igreja, tem os seus nomes escritos no Livro da Vida”, disse. “Foi nessa paróquia que tantas pessoas receberam os dons do Espírito Santo para ter forças para vencer as dificuldades da vida”, completou.

Padre José Carlos

Padre José Carlos

Trajetória de luta e conquistas – O padre José Carlos, conhecido como Carlinhos, lembrou que o embrião da paróquia começou em 1974. Dois anos depois, em 1976, a construção da Igreja Matriz havia sido concluída. Ele destacou a chegada a Congregação Vocacionista que “já ajudou a tantos jovens no discernimento vocacional e ainda continua com essa missão”. E lembrou as dificuldades: “O Vocacionário não tinha laje. Cidade fria, passavam a noite com água gotejando na cabeça. Período de sacrifício, mas de muita paixão”. Padre Carlinhos frisou que nos anos 1990, a paróquia deu um grande passo. “Dom Celso pediu que a paróquia também pudesse assistir as comunidades rurais. Passamos a acompanhar e assistir pastoralmente o Capinal e Limeira”.

O Padre Carlinhos falou da importância da freguesia em sua vida. “Conheci em 1985, quando cheguei na cidade, vindo de Sergipe. Aqui conheci a congregação Vocacionista e comecei a dar os primeiros passos no discernimento vocacional”, detalhou. Após se tornar religioso, desenvolveu seu ministério em outros lugares, mas sempre voltou a Conquista. Após o falecimento do Padre José Silvino, a congregação propôs ao Padre Carlinhos assumir a paróquia. “Depois de uma reflexão, vim a essa comunidade para fazer com vocês a animação pastoral. Vim para continuar esse serviço. Assim temos caminhado. Agradeço a tantos leigos que ao longo desses 40 anos de história deram a sua colaboração nessa Paróquia. A cada irmão muito obrigado pelo ímpeto, fé, comunhão, pelas horas alegres e tristes. E assim vamos construindo essa história. Certamente, como já disse o Padre Gérson Bittencourt, que outros 40 anos possam se colocar a nossa frente e cada um de nós nos lançar no espírito e confiança do Senhor para o trabalho do Senhor”.

audiiencia_publica06_Jun_141Ao final a CMVC através dos mandatos dos vereadores Fernando Jacaré (PT), Irma Lemos (PTB), Luciano Gomes (PR) , Arlindo Rebouças (PSDB), Juvêncio Amaral (PSB) e Nelson de Vivi (PCdoB) homenagearam os 40 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, atualmente sobre os cuidados do Padre José Carlos Lima.