fbpx

#EuEconomizoAgua: Campanha da EMBASA

#EuEconomizoAgua: Embasa convida população a participar de campanha por uso racional de água

Há pouco mais de um mês, a região de Vitória da Conquista vem lidando com a diminuição da oferta de água no abastecimento de água. O volume fornecido em Conquista e em Belo Campo sofreu uma redução de 37,5%, diminuindo de 48 milhões para 30 milhões de litros de água por dia. O racionamento de água, iniciado no dia 23 de maio deste ano, é um regime especial de distribuição de água que visa proteger os lagos das barragens de Água Fria I e II, esta última com armazenamento de apenas 32% da sua capacidade, e evitar a extinção desses mananciais, que sofrem grandes retiradas para atender a demanda diária de abastecimento humano das duas cidades, mas não têm reposição por chuvas na mesma medida.

 O gerente do escritório local da Embasa em Vitória da Conquista, Álvaro Aguiar, avalia a condição de oferta do sistema integrado de abastecimento de água de Vitória da Conquista e de Belo Campo para as ligações regularmente cadastradas pela empresa como razoável. “Mesmo em regime de racionamento, a Embasa vem conseguindo garantir uma média de distribuição de cerca de 100 litros por pessoa/dia nos dois municípios”. Se comparada com a situação enfrentada por quase um bilhão de pessoas no mundo que sobrevive com 20 litros por pessoa/dia, o mínimo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, o racionamento em Vitória da Conquista pode ser enfrentado pela população com a adoção de hábitos que levem a um consumo de menores volumes de água. Nessa empreitada, vontade e criatividade são fundamentais.

 Para estimular o surgimento de ideias nos usuários da água distribuída pela Embasa, a empresa mantém a campanha #EuEconomizoAgua no site http://www.eueconomizoagua.com.br/, um espaço virtual desenvolvido para esclarecer dúvidas sobre hábitos inteligentes de consumo de água e maneiras de evitar o desperdício da água recorrendo à criatividade. Lá, o visitante pode encontrar dicas sobre melhor aproveitamento da água em cada cômodo da casa, novidades sobre formas sustentáveis de reuso e vídeos produzidos por consumidores conscientes que resolveram compartilhar suas experiências. Quem quiser pode também ter sua experiência de uso inteligente de água gravada em vídeo publicada no site. É só compartilhar um vídeo no Facebook com a seguinte inscrição no status: #eueconomizoagua

Enfrentando a escassez hídrica

A Embasa vem fazendo a sua parte para garantir a continuidade do abastecimento de água em Vitória da Conquista e em Belo por meio de ações como a revisão do edital de licitação para a construção da barragem do rio Catolé, a instalação de mais bombas no rio Catolé para aumentar o volume de água captado e preservar as barragens de Água Fria I e II, a intensificação das ações de combate a vazamentos e fraudes no consumo, assim como o estudo de viabilidade técnica para captação de água em outros mananciais da região.

É preciso repensar o consumo de água durante o racionamento

As boas práticas no uso da água requerem medidas simples e podem começar com ações como:

– Estabelecer uma média de consumo diária e acompanhar pelo hidrômetro;

– trocar mangueira por balde para a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins;

– abrir torneiras e chuveiro apenas durante a hora de molhar e de enxaguar;

– reduzir a duração dos banhos;

– acumular a quantidade certa de roupas sujas e utilizar a máquina de lavar sempre na capacidade máxima;

– reusar a água de lavagem de roupas e de legumes e verduras;

– manter vigilância constante em relação à integridade da rede interna do imóvel onde mora ou que freqüenta, evitando perda de água por vazamentos;

– denunciar vazamentos na rua pelo site da Embasa http://www.embasa.ba.gov.br/, pelo teleatendimento 0800 0555 195 ou em uma das lojas de atendimento localizadas na Rua Siqueira Campos, nº 610, e no SAC do Centro.