08 de julho: Dia do Padeiro

DIA DO PADEIRO: CONHEÇA A ROTINA DE QUEM COLOCA A MÃO NA MASSA

Em homenagem à data, comemorada em 8 de julho, o padeiro do GBarbosa, Joel de Jesus Andrade, abre as portas da sua cozinha e ensina a receita do tradicional pão francês.

Não há nada melhor do que passar pelo supermercado e sentir o cheiro do pão saindo do forno. Nesta sexta-feira (8), é comemorado o Dia do Padeiro, profissional que acorda antes de todo mundo para preparar aquele pão quentinho para o freguês. Na Bahia, segundo cadastro do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sintrapan), existem, atualmente, cerca de 3.700 profissionais.

A rede de supermercado GBarbosa emprega diretamente 464 profissionais, entre padeiros, confeiteiros, masseiros e pasteleiros em Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco. Um deles é Joel de Jesus Andrade, padeiro da loja GBarbosa do Costa Azul desde 2010.

Acostumado a acordar às 4h30 todos os dias, Joel sustenta a mulher e  os três filhos, literalmente, com a mão na massa. Há 13 anos na profissão, ele é apaixonado pelo que faz. “Amo meu trabalho e não me vejo fazendo outra coisa. Já recebi propostas para atuar em outras áreas, mas neguei todas elas”, destacou.

Diariamente, Joel e sua equipe fazem cerca de 8.800 pães, entre francês, milho, leite, hot dog, hambúrguer e doce, além de outros 80 tipos de produtos, como doces, bolos, tortas e salgados. “Trabalhamos com produtos em grande escala, o que acaba nos diferenciando das panificadoras de bairro, que têm produção menor e máquinas menos sofisticadas”, disse.

Mas nem só de pão vive um padeiro. Ele também é responsável pela montagem do todos os produtos, higiene das máquinas e manuseio adequado de equipamentos, tarefas que têm demandado, cada vez mais, qualificação e gerado vagas no mercado. Só em 2015, foram 10 mil postos abertos em todo o Brasil, com salários que chegaram a R$ 5 mil.

Para os que adoram um pão quentinho, o padeiro do GBarbosa abre sua cozinha e ensina a receita daquele que é unanimidade entre os brasileiros, o pão mais consumido no país: o francês.

Pão Francês:  Ingredientes para porção de 20 pães;  2 kg de farinha de trigo;  40g de sal;  10g de açúcar;  100g de margarina;  30g de fermento em pó;  1L de água;  Óleo para untar a assadeira.

 Modo de preparo:  Misture a farinha e o fermento com as mães e adicione o sal e açúcar. Depois, coloque a margarina e adicione água aos poucos, até a mistura ficar consistente. Corte a massa em pedaços de mais ou menos 60g. Numa mesa, abra os pedaços e os enrole no formato do pão. Coloque-os numa assadeira untada com óleo e espere a massa crescer por  cerca de 1h. Depois, com uma faca afiada, faça um corte em cima de todos os pães. Antes de assá-los, encha uma forma de bolo com água e a leve ao forno aquecido a 200 ºC por 10 minutos. Retire a forma e
coloque a assadeira com os pães por cerca de 12 minutos. Espere esfriar e delicie-se!