fbpx

Bahia apresenta projetos de educação para OEA

Foto: Geraldo Carvalho/Ascom Educação
Além de se preparar para sediar, em 2018, um dos maiores eventos internacionais na área de educação, o Governo da Bahia vai apresentar projetos à Organização dos Estados Americanos (OEA), entidade responsável pelo Virtual Educa. Com este propósito, a Secretaria da Educação do Estado promoveu uma reunião com a comitiva liderada pelo secretário-geral do Virtual Educa, José María Antón, nesta sexta-feira (29).

“A ideia desta reunião foi sintonizar os superintendentes na preparação de projetos que devemos apresentar até setembro para a OEA, para as agências de fomento, e, óbvio, preencher todos os requisitos, além de ajustar o conteúdo para consagrar a realização do evento em 2018”, destacou o secretário da Educação, Walter Pinheiro.

Logo após a reunião, Pinheiro falou com o Ministro das Relações Exteriores, José Serra, para que o Itamaraty possa também endossar a posição brasileira, para que a Bahia seja sede, em 2018, do congresso que deve reunir mais de 10 mil pessoas. Ele também revelou que o governador Rui Costa deve visitar a sede da OEA.

“Hoje também nós preparamos a agenda do governador para outubro, em Washington, onde ele discutirá a questão do Virtual Educa 2018 e também para que apresente diversos projetos de captação de recursos. Nossa responsabilidade são os projetos da área de educação, mas estamos abrindo uma porta para o Governo da Bahia apresentar também projetos em outras áreas às agências de fomento, aos bancos, tendo a OEA, como a nossa principal porta de entrada”, acrescentou Pinheiro.

A comitiva do Virtual Educa esteve, na noite desta quinta (28), no gabinete do governador e visitou o Centro de Manufatura Senai Cimatec, além do Centro de Convenções da Bahia, que após passar por uma requalificação, poderá ser o local para receber o evento. José María Antón destacou que o Virtual Educa possui convênios com muitos governos e com organismos internacionais e avaliou como positiva a iniciativa da Bahia em apresentar projetos.

“Estamos na Bahia não só para um encontro, mas para um processo de exposição internacional de tudo o que fazem de inovação na Bahia, para que seja visto em toda América Latina e Caribe. Me parece que está havendo um esforço importante dos temas de educação das crianças, dos jovens e adultos; as taxas de analfabetismo têm reduzido muito e isto é um tema fundamental”, disse Antón.

As tratativas para a Bahia sediar o congresso internacional foram iniciada pelo secretário Walter Pinheiro, que foi convidado por Antón para representar a Bahia como palestrante e compor a delegação brasileira, na edição ocorrida em Porto Rico, neste ano. Também participaram da reunião, o presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, e o diretor da Fiocruz, na Bahia, Manoel Barral Netto, além da equipe da Secretaria da Educação.