fbpx

Estado entrega Conjunto Penal Vitória da Conquista

Foto blogdoanderson.com

O novo Conjunto Penal de Vitória da Conquista será entregue na próxima segunda-feira (22) às 11h. A unidade contempla um módulo masculino com 533 vagas e um módulo feminino com 214 vagas. Com o investimento em torno de 33 milhões, a unidade foi construída em 10 meses e será gerida através do método de Có-gestão pela empresa Socializa, vencedora da licitação.

 Na terceira maior cidade do Estado, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista com 8.495,23 m2 de área construída contará com uma infraestrutura moderna e de alta segurança. As paredes da unidade foram feitas com concreto de alto desempenho com resistência de 80 Mpa, e a segurança da unidade conta ainda com um sistema CFTV que é um sistema de vigilância e monitoramento avançado. Além disso, a unidade conta com um controle de água, luz e celas pelo primeiro pavimento que permite ao agente de disciplina controlar os comandos da unidade sem precisar ter contato direto com o interno.

Na área de saúde, o novo Conjunto Penal também traz inovações. A unidade contará com um Módulo de Saúde que contempla consultório odontológico, cela psiquiátrica, farmácia, consultório médico e leito de cela. Esse módulo permitirá que os internos recebam todo tipo de atendimento e prevenção a doenças na própria unidade, reduzindo a necessidade de deslocamento do cumpridor a uma unidade hospitalar somente nos casos mais graves e específicos. A unidade também está apta para receber pessoas portadoras de necessidades especiais.

O projeto do novo Conjunto Penal de Vitória da Conquista abarcou ainda a necessidade de áreas específicas para ressocialização dos internos. A unidade oferecerá salas de aulas, biblioteca, salas de oficina e de informática. Além disso, os internos terão acesso a um pátio coberto e a um pátio ao sol.

Inicialmente ele vai receber os internos da região que estão cumprindo penas do regime fechado em Salvador.

Entretanto, o atual Presídio Nilton Gonçalves não será desativado, já que os apenados que se encontram cumprindo penas no regime semi aberto em Jequié, serão custodiados no Presídio Nilton Gonçalves, que abrigará ainda as mulheres custodiadas à disposição da justiça.

A unidade conta ainda com cozinha industrial, panificadora, lavanderia e sala de parlatório.