fbpx

NEOJIBA estreia amanhã turnê internacional

 O concerto de estreia da Orquestra Juvenil da Bahia será no Auditorium Stravinski, às 20h (horário local), em Montreux, na Suíça. 

A Orquestra Juvenil da Bahia e uma equipe de profissionais de diversas áreas embarcaram dia 26 de Agosto (sexta) para o seu primeiro destino: Montreux, na Suíça. Depois de despachar 13.000 kilos de  bagagem, incluindo instrumentos, partituras, cordas, cavaletes e ferramentas de lutheria, este grupo de 130 pessoas coloca na estrada o projeto Turnê Europa 2016 do NEOJIBA, que irá circular em 7 cidades (Montreux, Florença, Roma, Rieti, Rimini, Perugia e Paris) e 3 países (Suíça, Itália e França). 110 músicos irão executar 20 obras sinfônicas, em 13 concertos, durante 19 dias. É uma turnê grandiosa,  principalmente em talentos das juventudes da Bahia.
NEOJIBA Turnê Europa
Concerto de Estreia – O concerto de estreia da Orquestra Juvenil da Bahia será dia 30 de Agosto (terça/amanhã) no Auditorium Stravinski, às 20h (horário local), em Montreux, na Suíça. Sob a regência do maestro Ricardo Castro, o concerto terá a participação de uma das maiores violinistas do nosso tempo, a japonesa Midori.
Midori fez questão de estar presente no primeiro ensaio da Orquestra, no dia 28 (domingo), em Montreux. “Midori é um exemplo de humildade e de musicista. É uma pessoa que realmente admiramos pela sua atitude. Ela compreendeu que a real questão da música é transmitir o amor para as pessoas. Podemos transmitir o amor tocando um instrumento ou através do ensino da música. O que Midori sabe, ela tem prazer em passar para as outras pessoas, isso é uma forma de amor. Como o próprio NEOJIBA diz:  ‘quem sabe, ensina’!”, reforça o jovem Gabriel Dantas, 20 anos, violinista.

Turnê Neojiba Europa

Oportunidade – Nos primeiros dois dias em Montreux, na Suíça, os jovens músicos do NEOJIBA tiveram o privilégio de assistir a dois concertos extraordinários da Royal Philharmonic Orquestra de Londres, sob a regência do maestro suíço Charles Dutoit.
A Orquestra Juvenil da Bahia do NEOJIBA e a Royal Philarmonic Orchestra de Londres são ‘orquestras residentes’ do Septembre Musical em 2016; ano que celebra os 70 anos deste festival de música clássica considerado um dos mais importantes do continente europeu.
No dia 27, os músicos da Juvenil da Bahia conheceram o trabalho do premiado violinista grego, Leonidas Kavakos, que atuou como solista do concerto da Royal Philarmonic. Já na noite do dia 28, a grande estrela foi o pianista russo Daniil Trifonov, 25 anos, que executou a peça ‘Concerto para piano e orquestra n° 2 em dó menor op.18’. Em seguida, a orquestra britânica tocou ‘Sagração da Primavera’, de Igor Stravinski.
Orlando Afanador, coordenador do naipe de trompas do programa NEOJIBA, acredita que foi uma oportunidade ímpar para os jovens da Juvenil da Bahia assistirem ao vivo uma orquestra como a Royal Philarmonic. “É uma das melhores orquestras do Reino Unido. Uma referência e uma fonte de inspiração para todos nós”.

Sobre Midori Goto – A violinista, que reside nos Estados Unidos, é conhecida e premiada mundialmente pelo seu trabalho como musicista (recebeu um Grammy na categoria de Melhor Compêndio Clássico) e ativista social (título de Mensageira da Paz, em 2007, pela ONU). É professora na Universidade do Sul da Califórnia. Criou e mantém quatro programas de engajamento através da música. O NEOJIBA foi a única iniciativa no Brasil a receber o Orchestra Residencies Program – iniciativa da própria musicista que leva uma semana de residência artística para orquestra juvenis pelo mundo. Sua visita a Salvador ocorreu entre os dias 02 e 07 de setembro de 2015.
Sobre Markus Daünert – O violinista colabora com o NEOJIBA há muitos anos, oferecendo aulas de masterclass aos integrantes do Programa. É professor da Escola Superior de Música, em Frankfurt, e foi spalla da Orquestra de Câmera Mahler durante 10 anos, sob a regência de Cláudio Abbado.