fbpx

Operação Carga Pesada notifica 80 caminhões

Sefaz-BA notifica 80 caminhões no primeiro dia da ‘Operação Carga Pesada’

Oitenta caminhões de carga foram notificados por irregularidades fiscais nas primeiras 24 horas da ‘Operação Carga Pesada’, deflagrada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), na terça-feira (2), no posto fiscal de Vitória da Conquista (região sudoeste). A operação também faz leitura ótica da documentação eletrônica vinculada às mercadorias, seguindo o novo modelo para a fiscalização do trânsito adotado pela secretaria, para tornar o processo mais ágil e eficiente. Ao todo, 1.800 veículos tiveram a documentação verificada no primeiro dia da ação.

As irregularidades resultaram na cobrança de R$ 250 mil em impostos e multas no período. Trezentos caminhões passaram pelos procedimentos de pesagem e conferência física das mercadorias. “Embora o valor seja significativo para um período curto, um efeito ainda mais importante do que a arrecadação, nesse tipo de operação, é mostrar que o fisco está atento. [Isto irá] estimular os contribuintes a buscarem a regularização fiscal das mercadorias, que circulam pelas estradas baianas, antes mesmo de chegarem aos postos”, avalia o secretário da Fazenda, Manoel Vitório.

Controle de mercadorias transportadas

De acordo com o superintendente de Administração Tributária da Sefaz-BA, José Luiz Souza, para obter esse efeito a operação atuará no posto de Vitória da Conquista, nos próximos três meses, deslocando-se em seguida para outros postos da secretaria. O objetivo é intensificar o controle das mercadorias transportadas e identificar indícios de sonegação, além de outras irregularidades na documentação fiscal, levando-se em conta as possibilidades oferecidas pelo novo modelo de fiscalização implementado nos postos a partir das transformações produzidas pelo programa Sefaz OnLine.

A operação, informa o gerente de Mercadorias em Trânsito, Eraldo Santana, tem como alvos os caminhões que transportam produtos com maior incidência histórica de irregularidades – açúcar, carne, farinha de trigo, bebidas alcoólicas, álcool e material de construção. A equipe da Sefaz-BA envolvida na ‘Operação Carga Pesada’ tem apoio de policiais militares vinculados à Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).