fbpx

Prorrogadas inscrições do Concurso de Escritores Escolares

Estudantes interessados em se inscrever para o 3º Concurso de Escritores Escolares, uma realização da Diretoria do Livro e Leitura da Fundação Pedro Calmon, têm até o dia 16 de agosto para fazê-lo. O Concurso é voltado para alunos do Ensino Fundamental I e II e também do Ensino Médio de todo estado, que poderão inscrever somente obras inéditas (Poesia e/ou Redação), ficcionais ou não.

A liberdade do tema é um dos grandes atrativos, por fugir um pouco da métrica escolar e dar vazão à subjetividade da obra, proporcionando aos jovens escritores um reconhecimento de si muito mais amplo no momento da escrita. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente, na sede da Fundação, em Salvador, ou pelos Correios (saiba como aqui).

Premiação

Além de livros, os premiados ganharão bicicletas e câmeras fotográficas digitais. O Concurso tem como objetivo principal a sensibilização de estudantes para o universo da escrita criativa, além de revelar os novos talentos no cenário baiano e promover a integração entre as escolas das redes de ensino, pública e privada, do Estado da Bahia. A iniciativa já premiou mais de 40 jovens de diferentes territórios de identidade do estado, alcançando diversos municípios, como Salvador, Lapão, Santa Bárbara, Quinjingue, Euclides da Cunha, Coaraci e Lauro de Freitas.

Toda a campanha do 3º Concurso de Escritores Escolares, que conta com artistas baianos na mobilização, pode ser acompanhada pelas redes sociais da Fundação Pedro Calmon. Há por exemplo, vídeos do repentista Bule-Bule, que doou 150 Cordeis ao Concurso, da cantora Margareth Menezes e do humorista Chapolin, padrinhos do Concurso. veja aqui os vídeos).