fbpx

Sustentabilidade e limpeza: Conquista 56ª do Brasil

Conquista é 56ª colocada entre cidades com mais de 250 mil habitantes em sustentabilidade e limpeza

Levantamento do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo analisou mais de 3 mil municípios brasileiros

Um estudo de alcance nacional, coordenado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), analisou mais de três mil cidades brasileiras e avaliou a forma como estão se adequando às premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecidas pela Lei nº 12.305/2010.

De acordo com os principais resultados, Vitória da Conquista aparece em 56º lugar entre as cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes – à frente, portanto, de capitais como Brasília, 60ª colocada, e Fortaleza, 67ª.

O levantamento produziu o Índice de Sustentabilidade e Limpeza Urbana (ISLU), que varia entre zero e 1. Entre essas duas classificações, há cinco faixas de classificação: A, B, C, D e E. A 56ª posição ocupada por Vitória da Conquista se deve ao índice obtido pela cidade – 0,648, que a levou a ser classificada na faixa C do estudo.

O trabalho do Selur teve como parceiros a Associação Brasileira de Limpeza Pública (ABLP) e a empresa PricewaterhouseCoopers Contadores Públicos Ltda. (PWC). Os dados analisados para a produção do ISLU tomaram como referência o ano de 2014, e foram extraídos de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tesouro Nacional e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Segundo o Selur, a metodologia desenvolvida na elaboração do ISLU é semelhante à do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “É um instrumento que visa auxiliar a gestão pública dos resíduos, trazer conhecimento à sociedade e acumular dados técnicos e sociais sobre os resíduos sólidos urbanos no país”, pronunciou-se o órgão paulista.

Conheça o relatório completo do ISLU no link abaixo: http://www.selur.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2016/06/SELUR-ISLU-2016-ACESSIBILIZADO1.pdf

—–