Dia Nacional de Luta Rumo à Greve Geral

A greve da categoria bancária continua em todo o país. Está marcada para segunda-feira, dia 26, uma reunião do Comando Nacional para avaliação e definição de estratégias para continuidade do movimento.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas, a categoria deve manter a unidade e buscar fortalecer ainda mais as mobilizações. “Estamos chegando ao fim da terceira semana de greve sem nenhuma proposta decente feita pela Fenaban. Diante disso, continuaremos mobilizados pelo tempo que for necessário, até que eles atendam as nossas reivindicações”, afirma.
O Sindicato também participou nesta quinta-feira (22), de uma manifestação envolvendo diversas categorias da classe trabalhadora. O SEEB/VCR juntamente com a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb), o Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMMP), o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SINDSAÚDE) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (AFUS), promoveu o Dia Nacional de Luta Rumo à Greve Geral, em um ato realizado na Praça Barão do Rio Branco, em Vitória da Conquista.
Para a presidente da ADUSB, Márcia Lemos, a greve dos bancários é legítima e necessária. “Os bancários são trabalhadores e trabalhadoras extremamente vulneráveis, que estão à mercê do capital financeiro que os explora exaustivamente. Além disso, são pessoas que estão submetidas a todas as formas de assédio em seus locais de trabalho, excedem sua carga horária, são mal remunerados e sofrem um enorme adoecimento. A greve dos bancários é um enorme incentivador para que outras categorias defendam seus direitos”, conclui.