fbpx

Centro Glauber Rocha terá espaço para capoeiristas

Capoeiristas contarão com espaço para organizar centro de capoeira


Em reunião na Prefeitura, chegou-se a um consenso sobre o Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura

“É importante que vocês tenham esse espaço. O Governo Municipal está totalmente de acordo”, disse o prefeito Guilherme Menezes na reunião* que teve na manhã desta quinta-feira, 6, com representantes da capoeira. A frase era uma resposta à solicitação dos capoeiristas por um espaço onde possam organizar um espaço cultural representativo da categoria.

Após uma análise dos locais disponíveis, chegou-se a um consenso sobre o Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, situado no bairro Brasil.

A área do espaço poderá servir para encontros, palestras, oficinas, aulas, exposições e cerimônias de batismo e mudança de cordão entre grupos de capoeira. Também está nos planos dos capoeiristas a utilização do local para a preservação da memória sobre essa prática em Vitória da Conquista.

“É uma conquista. Os capoeiristas ganham um espaço para sua integração, com sala e área livre”, comemorou Antônio Santos, o Mestre Acordeom, 50 anos, praticante de capoeira desde os 7.

Patrimônio da humanidade – Por ser uma das mais conhecidas manifestações culturais afro-brasileiras, a capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Brasileiro (Iphan), em 2008. Na mesma ocasião, o ofício de mestre de capoeira foi inscrito no Livro de Registro dos Saberes da mesma instituição.

Em 2014, foi a vez de a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhecer a capoeira como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Em Vitória da Conquista, de acordo com os cálculos do Mestre Acordeom, a prática envolve mais de 15 mil pessoas, entre alunos, instrutores, professores, contramestres e mestres. Desde 1997, a capoeira é uma das modalidades oferecidas como oficina pelo programa Conquista Criança. 

Acordeom, por exemplo, atua como educador social do programa há 19 anos. Suas aulas de capoeira envolvem cerca de 250 educandos por semana, com idade entre 6 e 18 anos.

*A reunião teve a presença de Nagib Barroso, secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e de Uélber Barbosa e Ademar Cirne, ligados à Coordenação Municipal de Igualdade Racial.