fbpx

Jornalismo: Banco do Nordeste divulga premiados

 

Nova edição do Prêmio Banco do Nordeste de 
Jornalismo premia trabalhos voltados à inovação
 

“Os Quinzes”, do Jornal O Povo, é o trabalho vencedor de 2016

Salvador, 31 de outubro de 2016 – No ano que se apresenta como o quinto consecutivo de um dos mais longos períodos de estiagem da Região, o trabalho “Os Quinzes” (Jornal O Povo – CE), em referência à obra da escritora Rachel de Queiroz, foi o grande vencedor do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Edição 2016. Durante a cerimônia de entrega, realizada nesta quinta, 27, na Associação Cearense de Imprensa, em Fortaleza, foram anunciados os vencedores de outras 11 categorias, bem como a abertura das inscrições para a edição 2017, que terá prêmio especial voltado para a temática inovação.

Tendo como mote os cem anos da seca de 1915, perpetuada no romance de Rachel de Queiroz, a reportagem “Os Quinzes”  propõe uma discussão sobre as estratégias de convivência com a seca no Semiárido a partir de histórias captadas em mais de 2,5 mil quilômetros rodados no interior do Ceará. O material foi desenvolvido pelos jornalistas Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Émerson Maranhão e Fátima Sudário.

O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, ressaltou, na abertura da cerimônia, a importância da contribuição do jornalismo para uma melhor percepção da realidade. “Uma das coisas que nos diferencia enquanto banco de desenvolvimento é o compromisso de estimular, fomentar e induzir a um melhor conhecimento do Nordeste. Nesse sentido, o jornalismo tem o papel importante de contribuir para uma melhor compreensão da região”, disse.   

Além do Grande Prêmio Nacional, o Jornal O Povo também foi contemplado na categoria Prêmio Nacional Mídia Impressa com a  reportagem “Juventudes”, que investigou temas como consumo, espiritualidade e educação a partir do olhar de adolescentes de Fortaleza.

Os outros premiados no âmbito nacional foram: G1 Alagoas, com as imagens do jornalista Jonathan Lins sobre a resistência do folguedo dos Guerreiros no interior do Estado (Fotografia); TV Bahia com a reportagem “Matopiba: O avanço do Oeste”, que apresentou um panorama da mais nova fronteira agrícola do país (TV); CBN João Pessoa, retratando a expansão do mercado  de alimentos orgânicos, com a  reportagem “Verdes de verdade” (Rádio); e o portal da Tribuna do Ceará, com o projeto “Fortaleza azul”, sobre o consumo consciente de água (Internet).   

Nova edição

A nova edição do concurso receberá inscrições de trabalhos jornalísticos profissionais produzidos de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016. Em 2017, o Grande Prêmio Nacional contemplará trabalho que aborde a temática “Inovação no Nordeste” com R$ 38 mil. Ao todo, serão R$ 183 mil em prêmios distribuídos em nove categorias. O regulamento poderá ser acessado emhttp://www.bnb.gov.br/premio-bnb-de-jornalismo.

Para o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, o prêmio temático traduz bem o trabalho realizado pela empresa no fomento à cultura da inovação no Nordeste. “Inovação é algo que temos investido muito, principalmente por meio do Hub Inovação Nordeste, o Hubine. É dentro dessa atuação que nos afirmamos como um banco diferenciado, no esforço de investir, de apostar na inovação para o Nordeste”, pontuou.

Realizado desde 2003, o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional estimula a divulgação de ações de desenvolvimento regional e expansão do crédito executadas na área de atuação do Banco – região Nordeste e o Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo.

Na pauta, o debate e a divulgação de ações nas áreas econômica, social, ambiental e cultural, capazes de contribuir para a redução das desigualdades no Brasil e, em particular, na área de atuação do Banco do Nordeste.  

 

Premiados

Confira abaixo a relação dos vencedores da edição de 2016:

Grande Prêmio Nacional: Os Quinzes, de Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Émerson Maranhão e Fátima Sudário (O Povo – CE)

Prêmio Nacional Mídia Impressa: Juventudes, de Thaís Brito, Isabel Costa, Rômulo Costa (O Povo – CE)

Prêmio Nacional Fotografia: Guerreiros alagoanos, de Jonathan Alves Polido Lins (G1 Alagoas – AL)

Prêmio Nacional TV: Matopiba: O avanço do Oeste, de Alcebiades José de Azevedo Costa,  Georgina Maynart, Miro Filho, Pedro Correia, Uéverton Santos, Antônio Ricardo (TV Bahia – BA)

Prêmio Nacional Rádio: Verdes de verdade, de Hebert Araújo, Andrezza Carla, Jonathan Dias (CBN João Pessoa – PB)

Prêmio Nacional Internet: Fortaleza azul, de Felipe Lima de Oliveira, Roberta Coelho Tavares Aguiar, Tiago Rodrigues Leite, Jessika Fernanda Leite Moura (Tribuna do Ceará – CE)

Prêmio Regional I: Orgânicos na mesa, de Antônio Melquiades Júnior (Diário do Nordeste – CE)

Prêmio Regional II: Competitividade – A batalha brasileira em tempos de crise, de Renata Rayane Moura da Silva Rodrigues, Cledivânia Pereira, Bernardo Luiz, Bárbara Azevedo, Victor Ciríaco e Camila Cahú (Tribuna do Norte – RN)

Prêmio Regional III: Talentos do empreendedorismo, de Anna Paula Correia Ferreira e Cardoso, Carla Suzanne Silva e Lima, Patrícia Carvalho Cerqueira, José Mário Braga Santos e Eraldo Brant da Rocha (TV Sergipe – SE)

Prêmio Extrarregional: Sertão vivo, de Edwirges Nogueira de Oliveira, Lílian Beraldo Veiga, Pedro Ivo do Oliveira (Agência Brasil – DF)

Prêmio Universitário: Serra do Mel: Prosperidade em meio à seca, de Wigna Ribeiro da Silva, Bênia Mayara de Medeiros (Uern TV – RN)

Prêmio Especial (Cidades com menos de 100 mil habitantes):Doces da história: Os empreendedores das tradições, Juliana Correia Almeida e Silva e Ewerton de Almeida Nunes (Rádio UFS FM São Cristóvão – SE)


IMPRENSA – Banco do Nordeste
 – (85) 3299-3149 / 3299-3301

Twitter: @imprensaBNB
Facebook: /imprensabnbTwitter: @imprensaBNB
Facebook: /imprensabnb