Termina a propaganda eleitoral no rádio e tv

Calendário eleitoral permitiu propagandas eleitorais no rádio e na tv até esta sexta-feira (28).

Debates que acontecerem neste dia acabaram antes da meia-noite

Neste domingo (30), 32,9 milhões de eleitores voltam às urnas eletrônicas para escolher o prefeito

Pelo calendário das eleições de 2016, esta sexta-feira (28) é o último dia para a divulgação de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão do segundo turno das eleições municipais.

Também é o último dia em que será permitida a divulgação de propaganda eleitoral paga, na imprensa escrita, e a realização de debate entre os candidatos. Os debates que ocorrem não podem estender-se além da meia-noite.

Neste domingo (30), 32,9 milhões de eleitores de 57 municípios voltarão às urnas eletrônicas para escolher o prefeito entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

A Lei 9.504 de 1997, que estabelece normas para eleições, determina que, quando houver segundo turno, as emissoras de rádio e televisão devem reservar horário destinado à divulgação da propaganda eleitoral gratuita a partir de 48h da proclamação dos resultados do primeiro turno até a antevéspera da eleição do segundo turno.

Eleições 2016: debate entre candidatos em Vitória da Conquista


Foto: Reprodução | TV Sudoeste

Os candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT), participaram na noite desta sexta-feira (28) do último debate antes do segundo turno das eleições municipais, que ocorrem no domingo (30). O confronto foi transmitido pela TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, e teve exibição ao vivo do G1. Mediado pelo jornalista Judson Almeida, o debate foi dividido em três blocos.

No primeiro e no terceiro, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres, a critério de cada um. Também houve “confronto direto”entre os candidatos no segundo bloco, em que cada prefeiturável respondeu a questionamentos do adversário a partir de temas sorteados ao vivo, como emprego e renda, mobilidade urbana, agronegócio e combate à corrupção. Ao final do terceiro e último bloco, cada um teve ainda a oportunidade de fazer suas considerações finais.

O primeiro a falar foi o candidato Zé Raimundo, que aproveitou para criticar o candidato adversário e agradecer aos eleitores. “O candidato utilizou os meios de comunicação para tirar a honra das pessoas, para macular as pessoas e por isso está sendo processado. São mais de 10 processos que ele tem, inclusive algumas condenações e direitos de resposta. Mas, para concluir, gostaria de agradecer ao povo de Vitória da Conquista pela confiança que tenho recebido, e aos militantes. A militância é a verdadeira alma do nosso projeto. Crescemos e vamos ganhar as eleições”.

Herzem Gusmão, por sua vez, criticou o partido do candidato adversário e finalizou agradecendo aos eleitores que votaram nele no primeiro turno do pleito. “Se eleito, iremos devolver a prefeitura para Conquista, porque o PT tomou. Haveremos de dialogar, devolver o diálogo interrompido. Iremos valorizar os conselhos, todos eles existentes, manipulados na atualidade. Vamos governar com os melhores. Faremos uma grande equipe, com os apoios que recebemos agora de todos os partidos. Peço a Conquista que me dê essa oportunidade. Faremos um grande governo, um governo de paz”, afirmou.

Primeiro bloco

Debate em Vitória da Conquista

Segundo Bloco
Segundo bloco

Terceiro bloco
Terceiro bloco