fbpx

Nono dígito passa a valer para Região Sul no domingo, 06

Ligações para telefones fixos não sofrerão alterações, permanecendo com oito dígitos
Foto: Ministério TIC Colômbia/Creative Commons

Segundo a Anatel, a região Sul registrou, em agosto, 36.884.754 linhas de celulares

A partir do próximo domingo (6), os números dos celulares na Região Sul terão o nono dígito. Com isso, deverá ser acrescentado o 9 nas ligações para celulares dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo a Anatel, a Região Sul registrou, em agosto, 36.884.754 linhas de celulares. A agência informa que a medida tem entre seus objetivos aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular, dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços.

Ligações para telefones fixos não sofrerão alterações, permanecendo com oito dígitos.

Até 15 de novembro, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. É o chamado duplo convívio.

Gradualmente, haverá interceptações, e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, essa medida demandará da sociedade a realização de eventuais ajustes em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos PABX e agendas de contatos.

O nono dígito já foi implementado em todos os demais estados do País. O Sul será a última região a receber o nono dígito, encerrando a cronograma definido pela Anatel, que teve início em 2012.