fbpx

Vitória da Conquista se despede dos médicos cubanos

Eles chegaram ao município em 2013, por meio do programa federal Mais Médicos, contratos estão chegando ao fim

Uma reunião no final da tarde da última segunda-feira, 31, marcou a despedida oficial dos médicos cubanos de Vitória da Conquista. Eles começaram a chegar em novembro de 2013 como contratados do programa federal Mais Médicos. Agora, com o contrato de três anos chegando ao fim, começam a deixar o município.

Vitória da Conquista contou com os serviços de onze profissionais de Cuba. Três deles vão embora já nesta semana. Outros três saem em dezembro deste ano. Os cinco restantes deixam o município no início de 2017.

“A convivência e o trabalho em Vitória da Conquista foram inesquecíveis”, afirmou a médica Magaly Pérez López, que trabalhou na Venezuela entre 2003 e 2011 e, antes de chegar a Vitória da Conquista – onde atendeu no distrito de Veredinha – teve como posto de trabalho a Policlínica em Havana, a capital cubana.

“Eu me lembrava que, quando nós chegamos aqui, fizeram uma entrevista”, contou Magaly. “No meu caso em particular, me perguntaram o que eu esperava dar para o povo do Brasil. E eu falei: entre outras coisas, o meu coração. E, na verdade, meu coração fica. A gente vai embora, mas ele fica. Muitas lembranças boas, muita experiência, no plano pessoal e no do trabalho”, acrescentou a cubana.

Ao agradecer aos cubanos, o prefeito Guilherme Menezes mencionou a política de solidariedade internacional que caracteriza a atuação do governo da ilha. “A humanidade deve muito a Cuba”, disse o prefeito Guilherme Menezes. “Vocês trouxeram calor humano e eficiência. E não imaginam a riqueza que vão deixar aqui”, disse ainda o gestor. Texto e fotos: Secom PMVC.