fbpx

PROERD certifica nova turma de formandos

Texto e fotos: Secom PMVC

sc2_1496

Crianças de dez escolas municipais foram certificadas na tarde dessa quarta-feira, 7, pela conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Uma dessas crianças foi Eduarda da Silva, de 11 anos, aluna da Escola do Conquista Criança, premiada com um bicicleta pelo concurso de redação realizado pelo programa.

“O Proerd marcou minha vida, me ensinando o que devo fazer para levar uma vida sossegada, com paz e amor. Sei que tenho que fazer decisões certas para ter uma vida boa e melhor para curtir com a minha família. O Proerd mudou minha cabeça de direção”, declarou Fernanda, que recebeu o seu certificado das mãos do prefeito Guilherme Menezes.

Promovido pela Polícia Militar e, em Vitória da Conquista, com as parcerias da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, do Governo do Estado e do Ministério Público Federal, o Proerd tem como objetivo oferecer atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino. Nessa turma, 1.304 alunos foram certificados.

sc2_1507

“Se não fossem as parcerias, nós não teríamos como promover um programa como esse na nossa cidade. Agradeço a cada parceiro, principalmente à Prefeitura”, destacou o tenente-coronel Ivanildo da Silva, subcomandante de Policiamento da Região Sudoeste, que em nome da instituição homenageou o governo municipal entregando uma placa ao prefeito.

“Essa vertente da polícia militar, no campo da prevenção, é muito importante. Esse programa aproxima a polícia da criança e do adolescente, explicando o porquê de se prevenir das drogas, e portanto, da violência”, afirmou o prefeito, lembrando que o Proerd já alcançou mais de 32 mil crianças ao longo dos 12 anos de existência em Conquista.

No Proerd, os policiais militares são capacitados para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram os policiais a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em 17 lições, os alunos aprendem a incrementar a autoestima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania.

sc2_1567