fbpx

Defensoria Pública abre inscrições na Bahia

INSCRIÇÃO PARA O CONCURSO DE DEFENSOR PÚBLICO DA BAHIA COMEÇA AMANHÃ

Reserva de 30% das vagas para a população negra é um dos diferenciais do edital

Começa amanhã, 6, a inscrição para o VII Concurso da Defensoria Pública da Bahia. As inscrições deverão ser feitas pela internet entre os dias 6 de julho e 4 de agosto e o valor da inscrição é de R$ 260,00. O certame será composto por quatro etapas: prova objetiva, prova discursiva de caráter específico, prova oral e avaliação de título.  A primeira etapa do concurso está prevista para o dia 4 de setembro.

Pela primeira vez a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA irá disponibilizar 30% das vagas para população negra, além de 5% para pessoas com deficiência. Serão 17 vagas e cadastro de reserva. É a primeira vez também, que será aceito no concurso, o uso de nome social por travestis e transexuais.

Entre as exigências para concorrer a uma das vagas, está a comprovação de 3 anos de experiência jurídica na data da posse. Outra inovação do edital do concurso é a ênfase em matérias humanísticas como filosofia jurídica, sociologia jurídica e a aplicação da disciplina história da Bahia.

O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, considera que a realização do concurso é uma afirmação da autonomia da Instituição. “Com a publicação do edital estamos buscando cumprir o que determina a Emenda Constitucional 80, que é a interiorização da Defensoria Pública com mais defensores”, concluiu o defensor geral.