fbpx

Parlamento Jovem: baianos são pré selecionados

Estudantes da rede estadual são pré-selecionados para o Parlamento Jovem

Nove estudantes baianos da rede estadual de ensino foram pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2016 (PJB). Ao todo, 24 projetos da Bahia concorrem às seis vagas que vão possibilitar aos jovens a vivência do processo democrático, em que alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares tomam posse e atuam como deputados jovens, na Câmara dos Deputados, em Brasília.Para participar, os interessados escreveram projeto de lei sobre a realidade do país, indicando alternativas para o tema apresentado. Emily Maria de Sena, 17 anos, estudante do 3º ano, do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Salvador, concorreu com um projeto que determina que estudantes de universidades públicas ofereçam serviços para a população de acordo com a área de formação.

“Muitos graduandos de universidades públicas tiveram oportunidades de uma boa educação e quem custeia essa universidade somos todos nós, que muitas vezes não têm as mesmas oportunidades. Meu projeto é para que eles deem um retorno para a sociedade prestando serviços gratuitos”, explica Emily.

Incentivo profissional 

Outro projeto pré-selecionado foi Misael Marçal de Jesus, 17, aluno do 4º ano do curso técnico em Comércio, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, em Barreiras. No projeto apresentado, Misael sugere a implantação da disciplina Educação Financeira na educação básica. “Acredito que se muitas crianças aprendessem a administrar o dinheiro na fase escolar, elas não teriam problemas no futuro e saberiam lidar melhor com momento de crise, como o que estamos vivendo”, afirma.

Para o estudante, a participação no Parlamento Jovem foi um incentivo para a carreira profissional que quer seguir. “Sempre gostei de Direito, mas não tinha certeza se era o que queria fazer. Com a produção do projeto e o resultado da pré-seleção, agora tenho certeza que quero seguir na área do Direito”, declara Misael, acrescentando que precisou se apropriar da linguagem jurídica para escrever o projeto de lei.

Cronograma

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 19 de agosto, no portal da Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos de todo o Brasil. O programa ocorrerá entre os dias 21 e 25 de setembro, quando os estudantes participam de debates e votações simuladas na Câmara dos Deputados.